PUBLICIDADE

Prefeitos do Nortão discutem queda na receita e medidas para conter gastos

PUBLICIDADE

Os prefeitos de Sinop, Nilson Leitão, de Sorriso Dilceu Rossato, de Alta Floresta, Mariza Izaura, de Vera José Nilton dos Santos, de Feliz Natal, Manuel Salles, de Itaúba, Levino Heller, o vice-prefeito de Sinop Aparecido Granja, o presidente da Câmara de Sorriso Santinho Salermo e o deputado estadual Dilceu Dal´Bosco reuniram-se ontem, em Sinop e discutiram as dificuldades econômicas que as prefeituras estão enfrentando devido a queda na arrecadação causadas pela crise na agricultura e setor madeireiro.

Os prefeitos explicaram as medidas que adotaram para reduzir despesas e adequar a nova realidade orçamentária de cada cidade. Em Alta Floresta a prefeitura Maria Izaura dispensou alguns servidores da Educação e disse que passou o primeiro semestre pagando muitas dívidas da administração anterior. Em Sorriso, o prefeito Dilceu Rossato disse que a queda na arrecadação também obrigou a cortar alguns gastos, mas que não há interrupção de obras e o planejamento feito no início do ano deve ser cumprido.
Em Sinop, a prefeitura começa, semana que vem, reduzir o horário de expediente nas secretarias municipais para conter despesas. Será das 12:00 às 18:00hs. Não foi confirmado o percentual de queda na arrecadação de impostos.
O prefeito Nilson Leitão sugeriu que as prefeituras se reunissem e contratassem uma empresa especializada, para estudar novas alternativas econômicas para a região, e assim, cada município estaria aproveitando as alternativas apresentadas. Todos foram unânimes em concordar com Nilson, e se colocaram a disposição para contratar essa empresa.

Os prefeitos também definiram ontem que farão reivindicação coletiva ao Governo do Estado para que, ano que vem, as prefeituras não voltem a bancar o transporte de alunos da rede estadual como ocorreu na maioria das cidades da região este ano. O governo pagou parcialmente o transporte de alunos da zona rural para as escolas estaduais e as prefeituras acabaram bancando uma parte expressiva. O deputado Dilceu Dal Bosco, que participou do encontro de ontem, agendará uma reunião com a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, com os prefeitos, e será apresentado relatório das despesas que cada município está tendo que arcar mensalmente pelo não repasse de verbas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...
PUBLICIDADE