Municípios do Nortão se reuniram em Sorriso e definiram uma pauta em comum para ser apresentada na reunião com o Ministério das Cidades, dia 15, em Cuiabá. Os municípios vão pedir para serem agraciados com recursos do PAC, em diversas obras de saneamento. O documento está sendo finalizado e será apresentado pelo prefeito Dilceu Rossato, presidente do consórcio Alto Teles Pires. Por enquanto, da região Norte, só Sinop foi inserida, com o empréstimo de R$ 39 milhões via BNDES, cuja articulação iniciou há cerca de dois anos com projeto apresentado pelo prefeito Nilson Leitão para fazer rede de esgoto em 40% da cidade.
Esta foi a primeira reunião de trabalho do consórcio regional, que reuniu representantes de nove municípios ontem à noite. Estiveram presentes os prefeitos Dilceu Rossato (Sorriso), José Nilton dos Santos (Vera), Enio Alves da Silva (União do Sul), os vice-prefeitos de Feliz Natal e Cláudia, além de diversos secretários dos municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum , entre outros.
De acordo com o secretário executivo do consórcio, Paulo Roberto Ferreira, foram tratados ainda assuntos pertinentes ao funcionamento do consórcio, como o plano de ações, orçamento, aprovação de rateio, e outros. Um representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente participou do encontro e assegurou que os consórcios regionais serão responsáveis pelo licenciamento ambiental.
Foram elencadas as principais dificuldades dos assentamentos nos municípios que integram o consórcio e elaborada uma carta que será encaminhada ao presidente do Incra, em Brasília, pedindo soluções urgentes.