terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitos do Nortão cobram programa Luz para Todos

PUBLICIDADE

O presidente de Operações da Cemat, Antonio da Cunha Braga e técnicos do Programa Luz pra Todos runiram-se com o deputado Dilceu Dal Bosco, os prefeitos de Guarantã do Norte, José Humberto (PFL), o prefeito de Cláudia, Altamir Kurten (PSDB) e o vice Zeninho (PFL), o prefeito de Nova Ubiratã, Osmar Rosetto (PT), o prefeito de Santa Rita do Trivelato, Ilson Mathinsky (PPS), e de Ipiranga do Norte, Ilberto Effting (PPS), com vereadores e representantes dos Assentamentos, e Associações de Bairros.

O deputado cobrou as reivindicações feitas pelos municípios e entregou relatório da pauta da reunião. Além do Projeto Luz pra Todos, o pagamento da taxa mensal da extinta luz no campo, a diferença entre as tarifas da zona rural e dos núcleos urbanos, a distribuição da energia monofásica ou trifásica em determinadas localidades, e as constantes quedas de luz no interior foram assuntos debatidos na audiência.

O antigo Projeto Luz no Campo que hoje é o Projeto Luz pra Todos foi dividido em etapas e cada uma delas por pacotes com números de clientes a serem atendidos. Esse primeiro pacote, por exemplo, prevê a instalação de energia para 17.120, deste montante faltam apenas 2.355 clientes. O programa teve início em 2004 e o prazo final para conclusão das instalações das redes de energia é até 2008.

O processo de fornecimento de energia tem início nos Comitês Gestores Estaduais que são os responsáveis em fazer os estudos e as viabilidades técnicas e orçamentárias de cada região. Segundo a concessionária Cemat – principal agente executor do programa – 40% do recurso é do governo federal, através do CDE, a Rede Cemat entra com 15%, e o restante é oriundo da linha de crédito RGE feita através do governo do estado, possibilitando a universalização da energia.

“O trabalho do deputado Dilceu facilita essa ligação entre o governo do estado, as empresas responsáveis por esse tipo de serviços, e as necessidades dos municípios. Estamos sempre buscando atender as reivindicações dos prefeitos que o deputado sempre nos traz, e ainda, aprimorar esse relacionamento”, declarou o presidente, Braga.

Na audiência foram explanadas ainda as verbas destinadas a cada município para eletrificação principalmente em assentamentos. Os valores se aproximam de R$ 2,5 milhões para aproximadamente 1.000 novos clientes.

“Nessa audiência podemos ter acesso a números e prazos para que a luz chegue aos municípios do interior. São reivindicações antigas, mas que sempre tivemos todo apoio da Rede Cemat e hoje tivemos a certeza dessa preocupação atendida”, ressaltou Dal´Bosco.

Na reunião, a convite do líder do PFL, foi acertada ainda a visita de técnicos e representantes da Cemat aos municípios de base do parlamentar para conhecer as necessidades e constatar in loco que muitos municípios novos, como é o caso de Itanhangá e Ipiranga do Norte, têm carência e urgência na instalação da rede de energia, pois são cidades em franco desenvolvimento e surpreenderam técnicos da Cemat que já haviam feito o estudo dessas localidades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE