Os prefeitos de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, e de Santa Rita do Trivelatto, Roberto Morandini, querem que governo do Estado assuma a direção do Hospital Albert Sabin, de Nova Mutum, e o transforme em uma unidade regional. O projeto também é apoiado pelo prefeito de São José do Rio Claro, Massao Watanabe. A solicitação foi feita diretamente ao governador Silval Barbosa, em reunião, na terça-feira (12), e atende as necessidades dos três municípios.
“Reivindicamos a possibilidade de fazermos de nosso hospital municipal, uma referência para os três municípios. Desta forma, não precisaríamos estar mais nos deslocando para Sorriso [cerca de 180km]. O Estado poderia encampar a unidade e recebermos pacientes desses três municípios”, disse Lírio. Os pacientes de Nova Maringá também poderia integrar este projeto. O governador assumiu o compromisso de avaliar o assunto junto com o secretário de Estado de Saúde, Pedro Herny.
Conforme Só Notícias já informou, a reunião da qual Lírio e Morandini participaram, contou também com a presença de outros prefeitos do Consórcio Teles Pires. O encontro foi para tratar assuntos que são comuns entre os municípios, a exemplo da recuperação de estradas vicinais estaduais, com as patrulhas mecanizadas. Os prefeitos da região pediram ainda mais investimentos e efetivo para a Polícia Militar. O governador ficou de avaliar todas as medidas reivindicadas pelos prefeitos durante as várias reuniões divididas em consórcios.