Os prefeitos de Nova Mutum, Adriano Pivetta, de São José do Rio Claro, Natanael Casavechia, e de Tapurah, Luiz Eickhoff, além da secretária de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Luciane Copetti, se reuniram, ontem, com representantes da Ong The Natury Conservancy (TNC). Esta entidade apresentou um novo projeto que visa fortalecer as informações geográficas dos municípios do consórcio Teles Pires, que compreende 14 cidades da região.
Segundo a coordenadora da TNC em Mato Grosso, Gina Timóteo, a organização utilizaria os dados fornecidos pelas próprias prefeituras. Ela cita por exemplo, que os dados apresentam todo passivo e ativo ambiental, uma ação que pode auxiliar na regularização fundiária. "Na verdade trata-se de uma radiografia de cada município e no quesito licenças ambientais pode representar um grande avanço, uma vez que tanto a prefeitura quanto o produtor terão essas informações disponíveis sem custo".
O projeto esta sendo apresentado aos prefeitos que compõem o consórcio teles pires para ganhar musculatura. Os recursos para custeio da nova fase estão em analise pelo BNDES.