sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Prefeitos do Araguaia cobram de ministro mais energia após apagões em cidades

PUBLICIDADE

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, reuniu-se hoje, em Brasília, prefeitos da Associação dos Municípios do Araguaia (AMA) que cobraram maior oferta de energia e relataram apagões que algumas cidades tiveram, recentemente. Eles expuseram que, só em 2013, a demanda reprimida por atendimento do programa Luz para Todos totalizou 7.129 domicílios. A associação também apresentou perspectiva de consumo para os próximos anos.

A demanda reprimida é de aproximadamente 37 MW, entre 2015 e 2018, sendo que, a única solução emergencial viável seria a instalação de uma ou duas unidades geradoras térmicas nas proximidades das subestações de Querência ou Vila Rica 138 kV, cobraram os gestores. Entre as soluções emergenciais solicitadas, está a instalação de uma unidade geradora térmica de 20 MW. O presidente da Energisa Mato Grosso, Wilson Couto, comunicou que o projeto de suprimento energético entrou em leilão duas vezes em 2014, mas não houve interessados ofertantes.

O ministro comunicou que se reunirá com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e compromete-se em apresentar as demandas emergenciais da região. “Vamos falar com o pessoal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para ajustarem o preço desses leilões, ou as licitações ficarão dando vazio. O que vamos fazer agora é tentar uma solução emergencial, aprovada pelo CMSE”, disse o  ministro.

Os prefeitos apresentaram o mapa de desenvolvimento da região que, “não pode ser freada por falta de qualidade na distribuição de energia elétrica. "Um bem essencial tanto à sociedade quanto às atividades econômicas e industriais do estado. Ademais, as quedas no fornecimento de energia são constantes”, relatou o prefeito de Querência, Gilmar Reinoldo Wentz.

A audiência foi no gabinete do senador Blairo Maggi.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE