O secretário estadual de Saúde, Marco Bertúlio, recebeu, hoje, de prefeitos do Nortão, o plano operacional do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos (Cisva) pedindo que seja aumentada a quantidade de serviços na área de saúde, o que diminuiria a procura por atendimento em Cuiabá e Várzea Grande, desafogando as unidades. Para realizar estas mudanças e oferecer outros serviços, seriam necessários mais R$ 300 mil mensais, além do que já é repassado. A equipe técnica da secretaria deve, em 60 dias, entregar parecer sobre a proposta, já que será necessária a complementação do recurso mensal.
Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Novo Horizonte do Norte fazem parte do consórcio. Atualmente, os municípios recebem cerca de R$90 mil/mês e oferecem os serviços de ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral e neurologia. A proposta do Consórcio pleiteia novos serviços como otorrinolaringologia, cardiologia, oftalmologia, urologia, pediatria e psiquiatria.
O secretário Marco Bertúlio garantiu ao consórcio que será necessária uma análise da equipe técnica para dar um parecer sobre o tema. Ele debateu o assunto com prefeitos de Juara, Edson Piovesan (PPS), de Porto dos Gaúchos, Baixinho Piovesan (Pros), de Tabaporã Percival Cardoso (PPS), de Novo Horizonte do Norte João Antônio (PMDB)