O prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini estiveram em Brasília, ontem, em agendas para buscar recursos e investimentos para Lucas do Rio Verde. As reuniões ocorreram nos Ministérios da Agricultura e Pecuária e das Cidades, com a participação dos ministros Carlos Fávaro e Jader Barbalho Filho. Um dos assuntos discutidos foi o projeto de universalização do saneamento básico, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
“Destacamos o nosso projeto de saneamento, que está inserido no PAC, e solicitamos o apoio do senador Carlos Fávaro junto ao Ministério das Cidades e ao ministro Jader Barbalho Filho. Essa reunião foi importante e seguimos ao Ministério das Cidades na companhia do ministro Fávaro, que prontamente se dedicou em pedir apoio para aprovação do projeto. O ministro Jader Barbalho foi muito firme na decisão de incluir o projeto na primeira lista de aprovação. Foi um momento muito importante, nosso projeto de saneamento passa a ter um sinal verde do Ministério das Cidades.”
Conforme a prefeitura de Lucas do Rio Verde, o projeto de universalização do esgoto busca ampliar a cobertura da rede com a implantação de rede coletora em diversos bairros, além da construção de estações elevatórias e de tratamento. O objetivo é atingir 88% de cobertura com as interferências propostas, consolidando um avanço histórico para a infraestrutura e a qualidade de vida da população.
Durante as agendas, também foi confirmado o encaminhamento da criação do 1º Centro de Referência em bioinsumos de Mato Grosso, no IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde. A proposta foi elaborada pela equipe do Instituto Federal sob direção do professor doutor Reginaldo Vicente Ribeiro e está alinhada aos programas nacionais de bioinsumos e Solo Vivo, do MAPA. O Centro contará com laboratórios de pesquisa, salas de treinamento, incubadora de empresas e unidade de produção de bioinsumos — fortalecendo a agricultura familiar e o agronegócio sustentável.
“Estamos viabilizando a inclusão do município no PAC Seleção para o saneamento básico, com o objetivo de universalizar o serviço. Também avançamos na transformação do campus do IFMT em campus oficial e vou destinar recursos de emendas para que ele se especialize em bioinsumos, fortalecendo essa tecnologia moderna e eficiente. Foram agendas importantes, e tenho certeza que o prefeito Miguel e o vice-prefeito voltaram para casa com ótimas notícias para o povo luverdense”, ressaltou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Outro tema tratado na capital federal foi o PRONER – Programa Nacional de Estradas Rurais, protocolado junto ao MAPA. A proposta prevê a pavimentação das linhas 23 e 21, entre a MT-338 e o Distrito de Groslândia, numa extensão de 27,93 km.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.