O prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta, reafirmou seu posicionamento contrário ao feriado municipal no Dia Internacional da Mulher, hoje, quarta-feira, dia 08 de março, no município. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Informativo Municipal, produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura e que vai ao ar diariamente ao meio-dia em uma rádio local. Este foi um dos assuntos mais comentados ontem, terça-feira, causando muita indagação.
O feriado na referida data foi instituído através de lei municipal 885/2005, de novembro de 2005, de autoria do vereador Joaquim Diógenes Jacobsen. Neste caso o Poder Executivo tinha três opções: sancionar, vetar ou não se manifestar a respeito da mesma. Como não houve manifestação a lei retornou para Câmara, onde foi sancionada e promulgada pelo Legislativo, passando a vigorar. Entretanto, contrário à referida lei, o prefeito não decretou o feriado.
“Não decretei porque sou contrário ao feriado. Há uma semana, em razão do Carnaval, já tivemos alguns dias de folga. É incabível outro feriado já na seqüência. Isso causa prejuízo para as indústrias, o comércio e os prestadores de serviços, que já estão sofrendo em razão da crise”, explicou o prefeito. Ele emendou dizendo que “o Dia Internacional da Mulher é comemorando no mundo inteiro, sem que seja necessário ser feriado e que em Nova Mutum não precisa ser diferente”.
A posição de Adriano Pivetta foi reforçada por documento assinado pelo empresariado local e encaminhado ao gabinete pela Associação Comercial e Empresarial do município na segunda-feira, dia 06. Além disso, o prefeito recebeu diversos telefonemas ontem, solicitando que seu posicionamento fosse mantido. O resultado pode ser observado hoje, já que o município não parou e praticamente 100% do comércio, indústrias, prestadores de serviços e instituições financeiras estão com as portas abertas.
Durante entrevista o prefeito reforçou a importância que a mulher dentro da comunidade local e dentro da própria administração, já que três de suas principais secretarias são coordenadas por mulheres. “Hoje a mulher ocupa cada vez mais espaço na política, no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Parabenizo todas as mulheres de Nova Mutum por esta data e desejo que elas continuem assumindo posições e conquistando o que lhes é de direito” disse.
Para que a situação não se repita no próximo ano, Adriano espera que os vereadores revejam esta lei de maneira que a mesma seja revogada. Até a criação dela, o único feriado municipal de Nova Mutum era o dia 04 de julho, aniversário de emancipação do município e que este ano será em uma terça-feira.