PUBLICIDADE

Prefeito entrega a ministro proposta para implantar UFMT em Lucas e quer início de cursos no ano que vem

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O prefeito Miguel Vaz entregou hoje, ao ministro da Educação, Camilo Santana, o ofício e projeto de criação do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde. Segundo o gestor municipal, a proposta foi bem acolhida pelo ministro e tem apoio da bancada mato-grossense no Congresso.

Conforme o prefeito, serão ofertados, inicialmente, cinco cursos escolhidos pela comunidade e que vão ao encontro da vocação econômica da região. A proposta é oferecer as graduações em Agronomia, Psicologia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Letras – Português/Inglês.

Em nota divulgada em suas redes sociais, Miguel afirmou que tem “trabalhado muito” para que os primeiros cursos sejam ofertados já em 2024. Segundo ele, uma das possibilidades é abrir uma unidade da UFMT funcionando em escola municipal, até que se conclua a construção de um campus.

Para o reitor da UFMT, Evandro Soares, a reunião trouxe boas perspectivas. “Esse é um momento muito importante em que o próprio ministro se comprometeu em dar todo o apoio viabilizar, politicamente, tudo que for possível, inclusive com recursos, para a implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde, que é um campus diferente no ponto de vista do planejamento. Esse é um desejo da população e da prefeitura, através do Miguel”, comenta o reitor.

Conforme Só Notícias já informou, no mês passado, a câmara de vereadores aprovou o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo, que autoriza o recebimento de área para a construção do campus. O imóvel foi doado por uma empresa do ramo agrícola.

A doação faz parte do acordo firmado entre a prefeitura de Lucas do Rio Verde com a família dona da área, através do memorando de doação. O documento foi assinado no ano passado pelo prefeito Miguel Vaz, doadores e pelo reitor da UFMT.

Conforme o projeto, após receber o terreno, o município terá o prazo de 36 meses para repassá-lo para a universidade federal. O passo seguinte será a criação do campus em Lucas do Rio Verde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

Sinop: homem não aceita término, agride ex-companheira e ateia fogo em residência

O incêndio ocorreu, nesta madrugada, em uma residência localizada...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...
PUBLICIDADE