PUBLICIDADE

Prefeito em Mato Grosso reclama de demanda por creches e diz que população “não para de fazer filho”

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O prefeito Alcino Barcelos, de Pontes e Lacerda (400 quilômetros de Cuiabá), envolveu-se em uma polêmica, após reclamar que a população “não para de fazer filho”. A declaração foi durante entrevista a uma TV local, na qual o gestor lamentou que não poderia implantar uma escola de tempo integral, porque teria que investir em creches.

Após a repercussão, Alcino divulgou um vídeo em suas redes sociais, afirmando que a fala foi distorcida. Manteve, no entanto, a declaração. “Eu disse que gostaria de fazer a primeira escola em tempo integral de Pontes e Lacerda, mas não conseguiria porque o povo não para de fazer filho. Eu não menti. Realmente, o povo não para de fazer filho, então, vamos ter que continuar investindo em creches”, afirmou.

Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o dever constitucional do Estado de assegurar o atendimento em creche e pré-escola às crianças de até 5 anos de idade é de aplicação direta e imediata, sem a necessidade de regulamentação pelo Congresso Nacional. Por unanimidade, o colegiado também estabeleceu que a oferta de vagas para a educação básica pode ser reivindicada na Justiça por meio de ações individuais.

Na ocasião, a então ministra Rosa Weber (presidente) frisou que a oferta de creche e pré-escola é imprescindível para assegurar às mães segurança no exercício do direito ao trabalho e à família, em razão da maior vulnerabilidade das trabalhadoras na relação de emprego, devido às dificuldades para a conciliação dos projetos de vida pessoal, familiar e laboral.

Foi fixada a tese de repercussão geral de que a educação básica em todas as suas fases, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, constitui direito fundamental de todas as crianças e jovens, assegurado por normas constitucionais de eficácia plena e aplicabilidade direta e imediata. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradores de Sinop encontram sucuri atravessando estrada no Nortão

Um grupo de moradores de Sinop encontrou uma sucuri...

UFMT abre seletivo para professores em campus de Sinop e Cuiabá

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou dois...
PUBLICIDADE