O prefeito Marino José Franz, integrante do consórcio de municípios Alto Teles Pires, se reuniu com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, para tratar da construção do aeroporto regional com terminal de cargas nos padrões internacionais, capaz de abrigar aeronaves, de qualquer tamanho, que transportar carnes suínas, bovina, frango, peixes e leite em pó para diversos estados e países. Foi o segundo encontro para tratar deste assuno. O aeroporto, conforme o prefeito, seria nos moldes dos já existentes em Petrolina (PE) e Campinas (SP). As discussões giram em torno da viabilidade técnica, operacional, custos e destinação de verbas federais. O montante preliminar não foi informado.
Marino saiu bastante otimista do encontro que teve com Murilo. ”A possibilidade da instalação deste aeroporto é bastante grande e se, tudo der certo como imaginamos, as obras deverão iniciar no primeiro trimestre do ano que vem”, previu o prefeito. O local onde o aeroporto deverá ser definido por todos os prefeitos que compõem o consórcio Alto Teles Pires, mas cogita-se que seja instalado no distrito de Primaverinha, município de Sorriso.
O valor total a ser investido, ainda não foi divulgado. O aeroporto de cargas resolveria parte do problema de logística nas regiões Norte e Médio Norte. Hoje, o escoamento é feito via terrestre, o que tem sido demorado e caro. a companhia de alimentos instalada em Lucas passou a escoar uma pequena parte de sua produção em caminhões até Alto Taquari, onde há o ramal da Ferronorte, e de lá, por trem até outos Estados.
O prefeito Marino Franz também manteve, em Brasília, mais uma audiência com o general Cumadsu, comandante geral do Departamento de Engenharia do Exército, responsável pela elaboração do projeto da travessia urbana de Lucas do Rio Verde. Eles trataram da construção de uma ponte sobre o Rio Verde, dois viadutos e a duplicação de 8 quilômetros da rodovia, no perímetro urbano do município, além do anel viário, definido no plano diretor de Lucas. Como já anunciado anteriormente o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) se instalará no município e ficará responsável pela execução da obra. O projeto, conforme o prefeito, está concluído e deverá começar a sair do papel no ano que vem. Os investimentos giram em torno de R$ 70 milhões.
(Atualizada às 17:28h)