PUBLICIDADE

Prefeito e MP assinam acordo para construção de Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para construção de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil.  “Hoje nós contamos com o Ambulatório de Saúde Mental Infanto Juvenil (Integrar) que atende no Bom Jesus em um prédio alugado. Nosso compromisso é avançar cada vez com a saúde da população e proporcionar condições também na área infantil, por isso estamos firmando essa parceria para a implantação do CAPSi”,

A promotora de Justiça, Maísa Fídelis Gonçalves Pyrâmides, destacou a necessidade cada vez mais visível de tratar a saúde mental das crianças e adolescentes. “Muitos estão em situação de risco ou fazem uso de entorpecentes e precisam desse apoio psicossocial”, frisa. Maísa destaca que conhece de perto o trabalho realizado pela prefeitura de Sorriso, inclusive na Casa Abrigo da Criança e Adolescente “e quem conhece de perto sabe das necessidades”, reitera.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, salientou o Integrar atende crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental. Trata-se de um modelo terapêutico diferenciado, no qual o usuário não é retirado de seu contexto social e relacional, funcionando como um serviço ambulatorial, com a presença de equipe multiprofissional, composta de médico psiquiatra, enfermeiro, psicóloga e assistente social.

“A proposta é assegurar e promover o acolhimento, o tratamento e a inclusão social de crianças e adolescentes, que vão refletir durante toda a vida adulta”, explica. E esse mesmo trabalho continuará sendo prestado no espaço próprio do CAPSi que deverá ser construído no Jardim Europa ao lado do novo prédio – em processo de finalização e que será o novo endereço do Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida. “O bom é que os dois espaços estarão próximos”.

Para a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, destaca que esse é um grande passo no que se refere à ampliação de serviços da saúde mental. Vale lembrar que o Integrar foi um projeto piloto do Município que está servindo de exemplo para outros locais do Estado, que inclusive já visitaram o espaço para entender o funcionamento do local. A partir de agora, a prefeitura tem 60 dias para apresentar o cronograma e orçamento da obra.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE