PUBLICIDADE

Prefeito e dirigentes de associações debatem municipalizar 2 trechos de rodovias em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito Ari Lafin debateu, hoje, com dirigentes de associações de produtores rurais e da concessionária Intervias para avançar nos estudos que visam municipalizar trechos das estradas estaduais, permitindo que possam, assim, ser pedagiadas e buscar meios legais de garantir a manutenção de vias, ou que passaram pelo processo de revitalização via governo do Estado, como a Estrada do Barreiro, as MTs 485 e 490, pavimentadas por força-tarefa entre Estado, prefeitura e produtores.

Sorriso avalia seguir o modelo que o Estado de Mato Grosso fez com relação a BR-163 (que recentemente assumiu a gestão da concessionária e Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul), o município possa ser o responsável por estas vias e, assim, poder permitir que sejam pedagiadas, garantindo assim, sua constante manutenção e ter outras melhorias .

Nas estradas na comunidade Barreiro, que antes da revitalização já contava com uma praça de pedágio, o processo buscado, junto ao Estado, é a municipalização. O prefeito Ari Lafin voltará a tratar do assunto com o vice-governador Otaviano Pivetta e reforçar o pedido de municipalização para que seja autorizada a liberação para que a Associação volte a “pedagiar” trechos das MTs 443 e 487.

Para manter em dia o asfalto que passou, e está passando, a fazer parte da paisagem das MTs 485 e 490, os produtores também buscam formas para permitir a manutenção constante por meio do pagamento de pedágio. Neste caso, a possibilidade se amplia. Há outra forma de permitir a manutenção direta destes trechos, por meio da “delegação”. Natalício Ligoski, da Conectiva, empresa que presta consultoria a associações de produtores, explica que, basicamente, pelo processo, o Estado passa essa obrigação ao município, que pode licitar novas concessões.

“Vamos reforçar ao Governo do Estado a importância de mantermos estes trechos sempre em boas condições, o que, antes de tudo, preserva vidas e também contribui de forma direta para o contínuo desenvolvimento de nossa região, alicerçado no agronegócio e caminhando para a sedimentação do processo de industrialização”, disse o prefeito. “Este trabalho coletivo faz diferença e traz resultados benéficos a todos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois envolvidos no assassinato de jovem em barbearia de Sorriso são presos

Investigadores da Polícia Civil prenderam dois homens, hoje, acusados...

Ministro confirma nomeação de diretora da UFMT em Lucas do Rio Verde

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou a nomeação...

Ministro da Educação visita obras de Centros de Vivência e Equoterapia da UFMT

O ministro da Educação, Camilo Santana, visitou, ontem, as...
PUBLICIDADE