O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO – Criminal), ofereceu denúncia contra o prefeito Roberto Ângelo de Farias, de Barra do Garças (521 km de Cuiabá) por uso indevido de bem público em propriedade particular. Ele é acusado de utilizar um caminhão basculante do Estado, cedido ao município pela Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana, para realização de limpeza e cascalhamento do pátio de uma indústria da cidade.
De acordo com a denúncia, no Termo de Cessão de Uso de Equipamentos ao município foi estabelecido que a utilização do veículo seria apenas para apoio à manutenção e conservação das rodovias estaduais e das estradas vicinais. A cessão do maquinário a terceiros ou a sua utilização em outras finalidades foram proibidas no contrato.
Conforme o MP, em Barra do Garças, a câmara de vereadores aprovou projeto de lei de autoria do executivo, autorizando a utilização de maquinários da prefeitura para realização de serviços de limpeza e cascalhamento no pátio da referida indústria. Ocorre que o caminhão flagrado na propriedade particular não pertence ao município.
Além do caminhão basculante do Estado, foram encontrados na propriedade uma pá escavadeira e mais um caminhão da prefeitura.