Política

Prefeito diz que diretor de hospital amazonense treinará profissionais de Sorriso para uso de cápsulas “Vanessa”

O prefeito Ari Lafin (PSDB) informou, há pouco, que o diretor-presidente do hospital Samel, de Manaus (AM), Luiz Alberto Nicolau, estará em Sorriso na próxima semana. O objetivo, segundo o gestor, é o treinamento de equipes da saúde do município para uso das cápsulas “Vanessa” destinadas ao tratamento de pacientes da covid-19.

“Vamos trazer o Luiz Alberto Nicolau, lá de Manaus para Sorriso. Estamos praticamente acertados. Estamos buscando trazer ele para Sorriso com apoio da iniciativa privada. Tem um custo de translado e buscamos com empresas o recurso para este pagamento. E este administrador vai vir para cá dar treinamento na próxima semana. Terça ou quarta, este profissional vai estar em Sorriso para trazer todo o conhecimento para os nossos profissionais”.

As cápsulas “Vanessa” foram desenvolvidas pelo grupo Samel e pelo Instituto Transire.  Elas funcionam como um envoltório para ventilação não invasiva e são produzidas em uma armação leve e resistente formada por canos de PVC, podendo ser manuseadas e higienizadas facilmente.

Segundo os médicos desenvolvedores, a cápsula, além de auxiliar no combate à covid-19, reduzindo o tempo de internação e diminuindo o número de óbitos, também impossibilita o contato direto dos profissionais de saúde com os pacientes.

De acordo com o prefeito Ari Lafin, Sorriso recebeu dez cápsulas, por meio do deputado estadual Carlos Avallone, que já estão em operação.

Só Notícias/Herbert de Souza