Sorriso teve crescimento populacional de 4,2% passando de 120.561 para 124.665 habitantes, na recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada há poucos dias. O prefeito Alei Fernandes (União) avaliou, ao Só Notícias, que o aumento populacional é, em grande parte, motivado pela chegada de trabalhadores da construção civil. “Se tu chegar aqui e ver o número de prédios que estão saindo, é fora do normal. Nós também fomos o município que mais gerou empregos no primeiro semestre do ano”.“Para se ter uma ideia, nós temos 129 prédios acima de quatro andares construídos, e eu estou com mais 42 pedidos de novos prédios para autorizar, isso traz um impulsionamento na mão de obra”, disse.
Entretanto, o prefeito considera que os números do IBGE não representam a população real do município. “No nosso entendimento, os dados escolares e o censo de saúde nosso leva Sorriso para 140 mil habitantes mais ou menos, mas o IBGE vem sempre com os dados atrasados, e é através do IBGE que a gente recebe os repasses, os índices do Governo, que é o índice oficial que ele usa. Então, eles também restringem um pouco isso”, avaliou.
“Nós temos 232 mil cartões de SUS em Sorriso. Então, se vê que é disparada a diferença. Com isso nós temos trabalhado com o Governo do Estado e o Governo Federal para atualizar os nossos índices, aumentar o repasse do ministério da Agricultura, de todos os índices que o Sorriso tem direito, porque a gente está cuidando continuamente para que a gente não perca repasse”, concluiu o prefeito.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.