O prefeito de Terra Nova do Norte (156 quilômetros de Sinop), Valter Kuhn, decretou situação de emergência após as fortes chuvas provocarem prejuízos nas comunidades rurais, danificando pontes e bueiros, neste final de semana. Alguns pontos ficaram interditados devido o volume de água. O documento já foi encaminhado à Defesa Civil Municipal, Estadual e Federal. O reconhecimento garantirá a liberação de recursos emergenciais para obras no município.
De acordo com a assessoria da prefeitura, na região da 9ª Agrovila, Comunidade Sagrada Família e São Francisco alguns trechos ficaram alagados e com trânsito impedido. Um levantamento preliminar aponta que cerca de 2,4 mil alunos ficaram sem estudar, na última semana.
Na 6ª Agrovila, no rio Piranha, a água passou por sobre a ponte e danificou o aterro da cabeceira, deixando dezenas de famílias ilhadas. O rio transbordou e a área de pastagem ficou completamente alagada em ambas às margens.
Na região da comunidade Redenção, uma ponte cedeu e o trânsito também ficou interditado. Na Comunidade São Pedro, no rio Batistão, a chuva danificou o aterro e se tornou um risco para os moradores que precisavam passar pelo local.
O levantamento completo de todos os locais atingidos ainda está sendo concluído, mas pelo menos 8 pontes e bueiros precisam de uma atenção urgente para recuperá-los. Funcionários da secretaria de Obras trabalham para tentar amenizar a situação e conseguir realizar algumas ações paliativas.