quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeito de Sorriso confirma pedido para compra direta de 80 mil doses de vacinas contra Covid

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB) confirmou que a secretaria municipal de Saúde já fez contato e enviou ofícios aos laboratórios brasileiros que produzem vacinas contra a Covid-19, demonstrando intenção na compra direta de 80 mil doses. “Estamos esperançosos que possamos conseguir. A prioridade nossa é o combate ao Coronavírus, e desta forma vamos buscar aplicar toda nossa energia e recursos financeiros para poder fazer com que a população local seja imunizada”, destacou.

Agora, o executivo aguarda resposta das empresas e caso a compra seja realizada, as doses seriam suficientes para imunizar 40 mil sorrisenses. Até agora, o município já recebeu, de acordo com o painel do ministério da Saúde, 2.777 vacinas. Atualmente, 1.754 pessoas já receberam a primeira dose e 664 a segunda, ou seja, 2.418 foram aplicadas ao todo.

Considerando que Sorriso tem população estimada em mais de 92,7 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 1,89% da população já foi imunizada. Só Notícias constatou que, com a compra de 80 mil doses e mais 40 mil vacinados, esse percentual subiria para mais de 45%.

A liberação para compra direta por parte dos estados e municípios foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, na última terça-feira. A medida foi autorizada, no entanto, apenas em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população.

A decisão também permite a aquisição de vacinas autorizadas para distribuição comercial nos Estados Unidos, Europa, China ou Japão, mas somente caso a Anvisa não se manifeste sobre a autorização das vacinas no país em 72 horas.

“Desde o lançamento das vacinas a nível mundial eu sempre deixei bem claro ao secretário de Saúde Luiz Fábio Marchioro que buscasse também o contato de empresas para que pudéssemos estar comprando de forma direta”. “Por uma determinação do Supremo, agora eles acabaram entendendo que os municípios e estados também podem fazer a compra direta”, completou Lafin.

Sorriso registrou, desde o início da pandemia, 11.123 casos confirmados da doença. Destes, 10.332 já estão recuperados, 34 internados (13 em UTIs e 24 em enfermarias), 130 não resistiram às complicações e morreram e 627 estão em isolamento domiciliar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE