quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeito de Sorriso cogita suspender fechamento de empresas e outras medidas após declaração de Bolsonaro

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

O prefeito de Sorriso, Ari Laffin, disse esta noite, após pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que inicialmente de empresas de diversos segmentos que estão fechadas para evitar aglomerações e outras medidas preventivas ao Coronavírus devem, inicialmente, ter validade até sábado, quando “vamos avaliar toda a repercussão dessa fala do presidente, observar qual é a preocupação da Organização Mundial da Saúde, vamos ter calma nesse momento. Sábado, vamos ter uma reunião com todas as lideranças, acompanhar o número dos infectados no Mato Grosso (no boletim de hoje são 7), os números de Sorriso e região e também dos casos que estão sendo avaliados. Se tivermos testes rápidos por parte do governo do Estado ou federal, não vejo problema porque rapidamente a gente descobre e coloca em quarentena”, declarou.

“O problema é que não temos os mecanismos de fazer os testes. Hoje, estamos trabalhando como uma aeronave no meio da tempestade sem os aparelhos para nos dar a segurança que vamos bater em uma rocha. Essa é a realidade. Respeito o presidente, governador do Estado porque é eles quem devemos ouvir. Hoje, tomamos uma decisão de ter calma porque muitos apoiam o isolamento. Os países que não fizeram estão tendo problemas. Quero ouvir os prefeitos de toda região, porque agora é conjunto não é isolado. Nós, lideres, precisamos conversar”, acrescentou Lafin.

“O presidente da República disse que não há com o que se preocupar, que está havendo exagero por partes de algumas lideranças. Obviamente que sou um cumpridor da lei, sempre respeitei os processos e hierarquia. Aqui em Sorriso tem comitê formado por secretários, vice-prefeito, autoridades religiosas, comerciais, sindicatos, enfim todas as decisões foram tomadas em conjunto. Devido a esse pronunciamento do presidente e também do governado do Estado, colocamos em debate esse posicionamento. A nossa preocupação continua sendo a mesma. Através de declarações por parte dos nosso profissionais da saúde, não temos teste rápidos para obter respostas rápidas. Todos os prováveis, que foram lançados, demoram de sete a dez dias para vir resposta. Então, é muito demorado. Isso nos trás uma preocupação. Nossa estrutura de atendimento também é deficiente e estamos ouvindo isso por parte dos profissionais de saúde . Então de forma tranquila ouvindo a todos os representantes das entidades foi decidido que ate sábado nós vamos manter o comercio fechado, pedimos o apoio de todos”, emendou.

“Várias ações foram tomadas buscando a flexibilização, mas acima de tudo a proteção de empresários, de funcionários de toda nossa sociedade. Sorriso é município polo, sou responsável por mais de 100 mil habitantes”, concluiu.

Além de algumas empresas fechadas, eventos, missas, atividades na prefeitura e voos no aeroporto regional foram suspensos.

Bolsonaro afirmou, em pronunciamento na tv e rádio, que o novo coronavírus (covid-19) está sendo enfrentado e pediu calma à população. “Sem pânico ou histeria, como venho falando desde o princípio, venceremos o vírus e nos orgulharemos” e afirmou que as autoridades devem evitar medidas como proibição de transportes, o fechamento de comércio e o confinamento em massa. “Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade”, destacou e voltou a dizer que o grupo de risco para a doença é o das pessoas acima dos 60 anos de idade e que não teria necessidade de fechamento de escolas, já que são raros os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos. Segundo ele, 90% da população não terá qualquer manifestação da doença, caso se contamine, e a preocupação maior deve ser não transmitir o vírus, “em especial aos nossos queridos pais e avós”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dupla suspeita de roubos morre baleada pela polícia em Mato Grosso

Dois homens, identidades não divulgadas, morreram em confronto com...

Sorriso começa definir área onde serão construídas casas para famílias carentes

A prefeitura fará chamamento público, este mês, tendo como...

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...
PUBLICIDADE