A Secretaria de Estado de Educação vai reunir-se com os prefeitos de Mato Grosso nesta segunda-feira, dia 20, em Cuiabá, para tratar dos convênios do transporte escolar para 2006. O prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta, vai participar do encontro e declarou estar na expectativa quanto ao que será apresentado. Cerca de 40% dos alunos transportados no município são da rede estadual e isso vem comprometendo o orçamento.
Trata-se de uma situação complexa, pois existem diferenças grandes de um município para outro. No caso de Nova Mutum São percorridos mais de 4 mil quilômetros por dia. “Isso tem que ser resolvido e critérios de responsabilidade melhor distribuídos, principalmente numa época de crise como essa que nós estamos passando”, explicou Adriano.
No ano passado Nova Mutum transportou 1.624 alunos todos os dias, tanto das redes municipal, estadual e particular de ensino. O investimento nisso girou em torno de 210 mil reais/mês. A contrapartida do Estado foi de 100 mil para todo ano e do Governo Federal de 70 mil/ano, ou seja, está longe de atender as necessidades. “Isso acaba comprometendo o orçamento da Secretaria, pois faltam recursos para fazer outros investimentos necessários na educação”, explicou a secretária Ida Pedrollo.
O que será apresentado pelo Governo na reunião de segunda é resultado de estudo que técnicos da Seduc realizaram sobre o número de linhas e quilometragem percorrida para o transporte de alunos da rede estadual nos municípios mato-grossenses. Também devem ser sugeridas ações que beneficiam os alunos como a construção de pontos para o recolhimento de alunos, ônibus com qualidade e cinto de segurança e o tempo máximo de permanência no ônibus.
A reunião acontece às 14h na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM.