O Prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta, também é favorável ao movimento que foi iniciado pelos agricultores de Nova Mutum na manhã de ontem e que ganha cada vez maior proporção em nível estadual. Segundo ele o município como um todo está sentindo os efeitos da crise e que os agricultores estavam esperando um posicionamento do Governo há mais de um ano, não restando alternativas senão o bloqueio das rodovias.
Adriano destacou que o colapso do setor produtivo tende a ser catastrófico para o Mato Grosso e demais estados que tem sua economia baseada na agropecuária. “Descapitalizado o agricultor não tem como dar continuidade a suas atividades. Hoje o saldo da balança comercial brasileira é positivo graças ao setor primário. O Governo Federal com a sua política agrícola está acabando com isso”, disse.
O prefeito estará hoje à tarde junto ao bloqueio na BR-163 em Nova Mutum. A proposta da Associação Comercial e Empresarial e da Câmara dos Dirigentes Lojistas – ACENM/CDL é de que o comércio local fechar as portas por duas horas na tarde de hoje, das 14 às 16h e também vá manifestar seu apoio aos agricultores no local do protesto. O bloqueio até o momento em Nova Mutum está sendo parcial. Está impedido o trânsito de carretas carregadas com grãos e também defensivos e fertilizantes.
No município vizinho, Lucas do Rio Verde, o clima é tenso. Na manhã de hoje um agricultor ateou fogo em sua colheitadeira que está na BR-163 no local onde a pista foi bloqueada desde às 06h. O fogo destruiu a colheitadeira por completo. O maquinário é usado e valia aproximadamente R$ 60 mil.