O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, participou de uma reunião, hoje, com a representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Brenda Mota. O objetivo foi discutir a organização do Censo 2022, que começará oficialmente no dia 1º de agosto e seguirá até 31 de outubro.
Por meio das redes sociais, Miguel afirmou que a gestão irá contribuir para a realização do censo e avaliou que a contagem populacional é extremamente importante para o município, já que muitos recursos estaduais e federais são vinculados ao número de habitantes.
“Pela estimativa do IBGE, atualmente, Lucas do Rio Verde possui 69.671 habitantes. Pelo número de ligações de água do Saae, temos aproximadamente 100 mil habitantes e pelos cadastros da saúde, são mais de 130 mil. É uma diferença muito grande e o município está perdendo recursos por não haver uma contagem real da população”, afirmou Miguel.
O último censo foi realizado em 2010. Já o deste ano 2022 está em andamento, com processo de seleção aberto para contratação de recenseadores e agentes censitários. Em Lucas, serão admitidos 66 profissionais.