Depois da derrota o ninho tucano corre o risco de sofrer sérias e importantes baixas em Mato Grosso. Muitos integrantes de primeira plumagem do PSDB estão preparando suas asas para deixarem o ninho e partirem em vôos mais altos para outras paisagens, mais seguras às suas aspirações.
O senador Antero Paes de Barros, que fica no cargo até 31 de janeiro de 2007, quando encerra seu mandato e o prefeito de Sinop Nilson Leitão terão uma missão muito difícil neste atribulado final de ano no partido: manter não só a militância ativa como tucanos de alta plumagem no ninho. Nos bastidores comenta-se que a debandada, ou os vôos serão rasantes nos próximos dias.
E o primeiro tucano influente a deixar a agremiação poderá ser o prefeito de Cuiabá Wilson Santos, que pode retornar ao PMDB onde sempre teve uma boa articulação com o presidente da agremiação, o deputado federal eleito Carlos Bezerra.
Um influente assessor do prefeito confirmou que Wilson Santos estuda com carinho sua volta ao PMDB. Segundo este assessor, o alcaide cuiabano vem sofrendo problemas com a articulação com os governos estadual e federal. “Ele está sem rumo, isso prejudica a boa gestão em Cuiabá. Portanto, uma mudança de sigla é vista com bons olhos”, revela.
Segundo este mesmo assessor, Wilson Santos vem mantendo conversações com Carlos Bezerra, do PMDB. Mas outros partidos também estão investindo no prefeito cuiabano. O PSB para onde deve migrar o governador Blairo Maggi e toda sua equipe também quer Wilson Santos.