Concluindo o primeiro ano de mandato, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) não descarta realizar mudanças no secretariado já a partir do início de 2018. Na próxima semana, o peemedebista deve apresentar um balanço da gestão e iniciar a avaliação dos resultados obtidos por cada pasta. Em março, Pinheiro fez a primeira troca dos secretários nomeados no início de seu governo.
Foi quando o então secretário de Gestão, Rafael Cotrim, assumiu a secretaria de Educação, no lugar de Mabel Strobel. Para a vaga de Cotrim, o prefeito nomeou sua coordenadora da equipe de transição, Ozenira Félix. A segunda troca ocorreu com a saída de Singlair Nunes da pasta de Desenvolvimento Humano e Assistência Social, que passou a ser comandada pelo ex-vereador e ex-vice-prefeito de Várzea Grande, Wilton Coelho (PR).
Criticado à frente da secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, o suplente de vereador Renato Ancelmo também acabou substituído pelo prefeito. Em junho, Pinheiro anunciou que o ex-vereador Francisco Vuolo (PP) é quem assumiria a secretaria. Já em outubro, a jornalista Karoline Garcia, assumiu a secretaria de Inovação e Comunicação (Sicom) no lugar do também jornalista José Roberto Amador, o Bebeto.
Agora em dezembro, foi a vez do defensor público Djalma Sabo Mendes pedir exoneração da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. O ex-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, João Carlos Hauer, assumiu a vaga. “Em um ano de gestão, conquistamos muitas coisas e já podemos ter uma noção do que precisa ser mudado. Após o Natal vamos apresentar um balanço e anunciar o que será adequado”, disse Emanuel Pinheiro.