PUBLICIDADE

Prefeito de Cuiabá defende inclusão do Nortão no projeto da Ferronorte

PUBLICIDADE

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) defendeu sábado, em Sinop, que a Ferronorte seja expandida para a região Norte de Mato Grosso. Os trilhos estão em Alto Taquari, na região Sul mato-grossense, de onde a produção é escoada para o Porto de Santos (SP). O projeto da Ferronorte é implantar um terminal em Rondonópolis e outro em Cuiabá. O prefeito Wilson Santos que, quando deputado federal teve participação na vinda da Ferronorte para Mato Grosso, defende que um ramal seja implantado na região Norte, em Alta Floresta e de lá a produção do Nortão seja escoada futuramente para o porto de Santarém (PA) “Não podemos deixar de pensar em fortalecer o sistema de transporte em Mato Grosso. A ferrovia ajudará a resolver o problema do escoamento da grande produção da região Norte de Mato Grosso”, disse o prefeito. Wilson Santos pediu apoio do governador paulista Geraldo Alckmin para ajudar a fortalecer esta idéia e que o Nortão seja incluído na rota da Ferronorte.

Só Notícias apurou com um sindicato rural que, entre Nova Mutum e Guarantã do Norte, está concentrada cerca de 50% da produção de grãos do Estado que é campeão brasileiro na produção de soja e algodão. Escoando, via rodovia, até Santos, o custo é muito alto para os produtores rurais. Se a BR-163 estivesse asfaltada até Santarém a economia no frete seria de US$ 30 por tonelada. O escoamento da safra, por exemplo, via ferrovia do Nortão até o porto de Santos também será bem mais barato que o sistema atual. Também proporcionará aumento da competitividade de produtos agrícolas brasileiros no cenário internacional, redução do custo final dos insumos agrícolas.

Mas, se o projeto da Ferronorte for viabilizado para o Nortão, ainda deve demorar muitos anos para sair do papel. Primeiro “os trilhos do trem” terão que chegar em Rondonópolis e Cuiabá.

A Brasil Ferrovias, empresa que coordena o projeto para expansão da Ferronorte, informa que o trecho entre Alto Araguaia a Rondonóplis é de 270km. Com licenciamento ambiental já concedido, a conclusão prevista da obra é para o início de 2007. A operação do novo trecho vai permitir a ampliação da capacidade de transporte da Ferronorte para 12 milhões de toneladas úteis em 2007.

O trecho Rondonópolis–Cuiabá está em fase de licenciamento ambiental, com EIA-RIMA já elaborado. Foi solicitado ao Ibama, em agosto de 2004, o licenciamento prévio para a elaboração do projeto executivo da obra. Previsão de início da obra em 2007, com conclusão em 24 meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro destaca transformação regional com concessão do aeroporto em Mato Grosso

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,...

Obras da Escola de Saúde Pública chegam a 94% de execução em Mato Grosso

A Escola de Saúde Pública (ESPMT), unidade vinculada à...
PUBLICIDADE