O prefeito de Colíder, Celso Paulo Banazeski, está em Manaus (AM) participando das discussões da I Cúpula Amazônica de Governos Locais. O evento estimulará debates em painéis temáticos, grandes plenárias e reuniões setoriais sobre gestão ambiental, tendo como tema central a Inclusão da Amazônia nas Negociações de Mudanças Climáticas. As soluções ambientais locais serão abordadas, em discussões transversais sobre licenciamento ambiental, regularização fundiária, saneamento básico, habitação e mobilidade urbana.
A Amazônia possui os maiores índices de preservação florestal do mundo. Os seus mais de 7 milhões de quilômetros quadrados de florestas e mananciais prestam serviços ambientais fundamentais para o equilíbrio climático do Planeta. No entanto, os milhões de habitantes amazônicos convivem com grandes índices de pobreza e exclusão.
A Cúpula Amazônica quer juntar forças, potencialidades e serviços ambientais para construir uma proposta concreta, que não apenas valorize o patrimônio natural do bioma, mas que possa ser inserida nos mercados internacionais de carbono, dando aos habitantes da floresta caminhos reais de conservação e desenvolvimento.
A Cúpula Amazônica é uma reunião preparatória para a 15º Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhague (COP 15). Ao final do encontro, a Carta de Manaus será elaborada e levada à COP 15. Feita em conjunto com os gestores municipais presentes na Cúpula, o documento registrará as principais deliberações destes quatro dias de discussões. O objetivo, segundo os organizadores, é levar às autoridades internacionais a opinião dos poderes locais brasileiros sobre o tema Meio Ambiente.
Fonte: Assessoria de Comunicação