PUBLICIDADE

Prefeito avalia crescimento de Sinop no ranking nacional de municípios; ‘pólo de oportunidades’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito Roberto Dorner comemorou o desempenho de Sinop no ranking de competitividade dos Estados e municípios 2022, feito pelo Centro de Liderança Pública e apresentado ontem, em São Paulo. Sinop está em 119º posição e subiu três colocações em relação a 2021. Cuiabá caiu 16 posições e é 118º. Sorriso é a 161ª (manteve mesma colocação). Rondonópolis caiu 53 posições e hoje está na 183ª colocação. Tangará subiu 8 e é a 187ª colocada. Várzea Grande é a 316ª, caindo 37 posições e Cáceres baixou 19 ficando na 320º.

“São muitos os motivos que levam Sinop a se destacar. O nosso município tem se consolidado cada vez mais no agronegócio, na indústria, na geração de empregos e no turismo de negócios. Somos a 4ª maior potência do Estado, com crescimento médio anual de 10%. Sinop está às margens da rodovia BR-163 e é um polo de oportunidades, de comércio e Educação, para mais de 30 municípios da região. Por isso, tem atraído olhares de grandes investidores e de novos moradores, que chegam de várias regiões do país”, avaliou.

“Sabemos que gestão se faz com dedicação, comprometimento e vontade de fazer diferente. Queremos deixar Sinop pronta para as próximas gerações, com investimentos em todas as áreas, para que a gente possa ser modelo de inovação e qualidade de vida. Por isso, estamos construindo com recursos próprios uma escola grande em tempo integral, que vai ser o modelo para toda a região, e também foi dado a ordem de serviço para mais seis escolas. Entregamos kit escolares, uniformes completos para maias de 18 mil alunos, além da implantação de lousas digitais e entregas de notebooks para todos os professores da rede municipal”, acrescentou.

O ranking municipal analisou 415 municípios do país, com população acima de 80 mil habitantes. Sete de Mato Grosso – Sinop, Sorriso, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra e Cáceres estão inseridos. O levantamento é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia, apresentando um panorama comparativo da situação em que o município se encontra em cada dimensão. O levantamento mapeia fatores de competitividade e de fragilidade, afim de auxiliar os prefeitos nas tomadas de decisões e permitir a elaboração de estratégias de forma mais precisa para melhorar a gestão das cidades.

Conforme Só Notícias já informou, um dos pilares temáticos potenciais de Sinop, é a telecomunicação (dentro de economia), onde Sinop se destaca com a 3ª posição no ranking geral.  Sinop teve desempenho considerável sustentabilidade fiscal subindo 16 posições e agora é 28ª colocada geral. No funcionamento da máquina pública, saltou 20 posições chegando a 32ª. No acesso a saúde cresceu 10 e está na 45ª e na qualidade da saúde cresceu 2 colocações – 238º lugar.

Na economia, na categoria em inovação e dinamismo econômico Sinop cresceu 23 colocações e está na 132ª colocação. Por outro lado, Sinop caiu 66 posições no ranking na categoria inserção econômica e agora é 123ª no ranking nacional. Em capital humano, baixou 38 posições e hoje é 205 (no ranking das 415), mesma posição em meio ambiental, onde caiu 45 posições. Já a análise do campo – sociedade Sinop é 254º do ranking geral acesso a Educação cresceu 13 posições e é 255º no ranking nacional e, na qualidade da Educação, subiu 25 posições chegando a 251º no ranking.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradores de Sinop encontram sucuri atravessando estrada no Nortão

Um grupo de moradores de Sinop encontrou uma sucuri...

UFMT abre seletivo para professores em campus de Sinop e Cuiabá

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou dois...
PUBLICIDADE