sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeito autoriza retorno presencial das aulas na rede municipal em Lucas do Rio Verde e consumo de bebida alcoólica

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

O prefeito Miguel Vaz baixou, há pouco, novo decreto autorizando o retorno gradativo e escalonado das atividades presenciais das escolas municipais, que ofertam educação infantil-pré-escola e fundamental, a partir do próximo dia 19, seguindo todos os protocolos de biossegurança. As aulas na rede particular (escolas, universidades, dentre outras) já estavam permitidas. Em creches, no entanto, a retomada presencial segue suspensa. As regras são válidas até o próximo dia 25.

O gestor também autorizou o consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda (conveniências, restaurantes, bares, lanchonetes, dentre outros), que estava proibido há algumas semanas. Além das novas determinações, Vaz também prorrogou algumas que já estavam valendo desde o último dia 15, como, por exemplo, que o atendimento no comércio pode ser feito até às 22h. A regra é válida para comércio geral, prestadores de serviços e demais atividades, com limitação de 50% da capacidade. Já o toque de recolher é a partir das 23h até às 5h.

Os serviços de take-away e drive-thru continuam até às 22h. O delivery poderá também continua podendo funcionar até às 23h59. O gestor, por outro lado, manteve suspensas as atividades em casas de shows, espetáculos, boates dentre outras. O transporte público municipal segue autorizado entre 5h e 22h.

A realização de eventos religiosos em geral, sociais e corporativos é permitida desde que seja respeitada capacidade máxima de 50% do ambiente, com base no metro quadrado e o distanciamento de 1,5 metro entre os presentes. Já parques públicos municipais poderão ser utilizados desde que respeitado distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, uso de máscara obrigatório. Segue proibido o acesso aos parques infantis localizados nesses espaços.

Continua determinado ainda o controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas. A Polícia Militar e demais órgãos de segurança ficam autorizados a dispersar aglomerações, inclusive em bares, restaurantes, lanchonetes e similares, locais públicos, praças, parques e canteiros das avenidas. Poderão ser aplicadas multas e sanções cíveis cabíveis pelo descumprimento das medidas restritivas.

Lucas tem, desde o início da pandemia, 10.942 casos positivos, sendo que 10.675 já estão recuperados. Atualmente, 14 estão internados em UTIs. Outros 114 pacientes não resistiram às complicações e morreram.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...

Governador anuncia inteligência artificial para evitar desmatamento químico em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje que Mato Grosso...

STF autoriza criação de cadastro público de pedófilos e agressores de mulheres em Mato Grosso

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade,...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...
PUBLICIDADE