O prefeito Roberto Dorner (Republicanos), assinou há pouco, a ordem de serviço da construção do Parque Urbano Jardim Botânico com investimento de R$ 13,6 milhões, já liberados para início das obras na reserva R-3, onde atualmente está instalado o Viveiro Municipal Roque Canelli, na avenida dos Flamboyants, com área de 214 mil metros quadrados, e o contrato com a empresa responsável prevê a execução das obras no prazo de 360 dias.
A sede terá auditório com capacidade para 150 pessoas, playgrounds infantis com diversos brinquedos, academia ao ar livre, 500 bancos, seis quiosques, expositor para atividades educacionais para faculdades, seis pergolados, um guarda-corpo, e 123 lixeiras. O parque urbano será totalmente sustentável com energia fotovoltaica, bem como de ser acessível para deficientes físicos e visuais, com padrões definidos no processo licitatório. Haverá cercado com estacionamento coberto, que contará com placas de energia solar, drenagem, pavimentação e o lago será revitalizado.
O parque ainda terá seis quadras de vôlei de areia, sendo quatro no setor da rua dos Abacateiros e duas na avenida das Sibipirunas, uma quadra de tênis (Abacateiros), três quadras poliesportivas (duas na Abacateiros e uma na Sibipirunas), e dois banheiros de 98,77 metros quadrados cada (com acessibilidade).
“Apesar do atraso no projeto, conseguimos salvar esse dinheiro doado pelo senador (Wellington Fagundes, através de emenda ao orçamento da União), e hoje com o projeto aceito pela Caixa estamos dando a ordem de serviço, e esperamos agora que esse serviço seja concluído. Quem ganha com isso é a população, já que a cidade vai ficar mais bela e a população vai usufruir muito desse parque”, comemorou Dorner.
Segundo o engenheiro Alan Tavares, a previsão para concluir a obra em um ano é com as equipes trabalhando em dois turnos com um ritmo bem acelerado, além de organizar o máximo da questão do material nesse período chuvoso, para quando tiver o tempo aberto para trabalho a gente não ter nenhuma dificuldade em os suprimentos em si”, explicou.
Além da melhoria da reserva, com a conservação, o local deve virar um grande ponto turístico na cidade e atrair muitas pessoas diariamente, como reforça a secretária de Meio Ambiente, Ivete Malmann. “O parque é uma obra muito esperada, é uma área de conservação, onde temos como objetivo trabalhar a pesquisa e a conservação da biodiversidade da fauna e da flora. Também é importante para a gente ter um local de turismo em nossa cidade, e é mais um ponto de visitação. É uma obra que vai fazer a diferença para toda a comunidade”.
Vereadores, secretários diretores de departamentos da prefeitura e lideranças empresariais prestigiaram a solenidade.