O prefeito Juarez Costa anunciou, agora há pouco, que o conselho da Embrapa -Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- aprovou a instalação do centro de pesquisas em Sinop. O prefeito disse, em entrevista à TV Cidade, que obteve a confirmação com a diretoria da empresa. Os investimentos seriam de aproximadamente R$ 12 milhões. “Sinop teve votação unanime no conselho e teremos este importante centro para fortalecer o setor de pesquisas agrícolas e para a área ambiental na região Norte de Mato Grosso”.
Além de Sinop, Sorriso também estava disputando a instalação do centro de pesquisas. No início do ano passado, diretores da Embrapa estiveram nas duas cidades fazendo levantamento técnicos e de viabilidade para decidir onde o centro seria instalado. Os ex-prefeitos das duas cidades, vereadores, presidentes de sindicatos e entidades passaram a buscar apoio do governo estadual e a bancada federal de Mato Grosso para ter o centro travando, nos bastidores, uma forte disputa. Os atuais prefeitos das duas cidades também entraram na briga logo após as eleições.
Sorriso argumentou que precisa do centro porque é campeão brasileiro na produção de soja e necessita avançar na qualidade. Sinop defendeu que o centro fortalecerá a agricultura em mais de 30 cidades da região, além de pesquisar e fortalecer o setor florestal com assistência no reflorestamento ambiental.
Encontro
Ao Só Notícias, o prefeito disse que está confirmado, para a próximo dia 12, em Sinop, um encontro político de prefeitos do Nortão e lideranças, com o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, o goverador Blairo Maggi e o presidente do DNIT, Luiz Pagot. Mangabeira (que esteve em Sinop ano passado) volta para apresentar aos prefeitos linhas de crédito para recuperar estradas vicinais, além das medidas que estão sendo implatadas visando regularização ambiental e as medidas do plano de desenvolvimento sustentável da BR-163, no trecho que está sendo pavimentado de Guarantã do Norte a Santarém (PA).
“O governador assinará conosco convênio para construção de 500 casas do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) e tentarei viabilizar convênio para construir mais 500 casas”, disse o prefeito.
Juarez disse que o presidente do DNIT, Luiz Pagot, vai assinar ordem de serviço para investir R$ 15 milhões na duplicação das obras de duplicação da BR-163 no trecho entre a antiga Madenorte até o Frialto (cerca de 7 km ) que devem ser concluídas até o final do ano. As obras iniciaram ano passado e a duplicação iniciou no trecho em frente ao Corpo de Bombeiros, foi construído trevo de acesso a Santa Carmem e viaduto no bairro São Cristóvão.
(Aualizada às 12:53h)