sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeita acompanha em São Paulo leilão do aeroporto de Sinop; 2 grupos disputam bloco Centro-Oeste

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Julia Munhoz/assessoria e reprodução)

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), está em São Paulo acompanhando, neste momento, o leilão do aeroporto de Sinop, que, se arrematado, deverá receber investimento de aproximadamente R$ 85 milhões nos próximos 30 anos.

O leilão está em andamento na Bolsa de valores B3. Dois consórcios estão disputando, com lances a viva voz, o bloco Centro-Oeste onde estão inseridos os aeroportos de Várzea Grande/Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. Os lances de corretoras-consórcios também são feitos para terminais dos Estados do Nordeste e da região Sudeste.

“Nós acreditamos que este grupo que possa ser o vencedor continue a investir muito forte no município de Sinop. O aeroporto é de suma importância, é uma porta de entrada de investidores, de desenvolvimento e também é para a qualidade do cidadão sinopense, que usa o aeroporto nas suas viagens”, declarou. A prefeita ressaltou que o aeroporto, que é estadual, mas que tem administração municipalizada, recebeu investimentos de recursos do município oriundos do IPTU. Foram comprados de carros, feito reforma de cerca, da cabeceira da pista e reforma do terminal.

Rosana explicou ao Só Notícias que viajou a convite do senador Wellington Fagundes, que é do seu partido, e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e admitiu certa expectativa com o que definiu como um “marco para o desenvolvimento de Sinop”. Ela disse que espera ter o que comemorar após o certame.

Especialistas apontam que a preferência, e a ampla concorrência, deverá ser pelo lote do Nordeste, que reúne os terminais de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Além do maior fluxo de passageiros, os terminais interessam pela maior proximidade com a Europa, o que pode atrair mais companhias que oferecem o destino a um custo menor.

Este lote deverá atrair a atenção de investidores internacionais e com maior poder de compra. De acordo como jornal Folha de S. Paulo, grupos estrangeiros que já operam no Brasil, como os alemães da Fraport, os suíços da Zurich e os franceses da Vinci devem concorrer.

Os blocos do Centro Oeste e do Sudeste, com Vitória (ES) e Macaé (RJ), também terão concorrência, mas, de acordo com as análises prévias, de grupos menores e com investimento nacional, a exemplo da CCR, que já administra o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), e que fechou acordo de leniência com a força-tarefa da Lava Jato.

Embora os dois blocos não tenham os atrativos do Nordeste, os investidores enxergam possibilidades no potencial econômico das regiões, o Centro Oeste pelo agronegócio e o Sudeste pelo petróleo.

Além da prefeita, o ministro Infraestrutura,Tarcísio Gomes e o senador Wellington Fagundes acompanham o leilão em São Paulo.

Sinop tem uma companhia aérea operando com 3 voos diários.

(Atualizada 10:36h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE