sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeita autoriza concurso para guarda municipal em Várzea Grande

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

A prefeita Lucimar Campos autorizou a abertura de procedimento licitatório para contratação de uma empresa que vai organizar o concurso público para a guarda municipal de trânsito. São previstas 150 vagas. “O equilíbrio nas finanças públicas e a correta aplicação dos recursos existentes nos permitem investir em todas as áreas, como também planejar futuras ações em prol de Várzea Grande”, disse a prefeita.

De acordo com a gestora, há recursos disponíveis e capacidade para melhorar a atuação da guarda municipal. “Equipes da prefeitura já deram início aos estudos referentes às medidas legais, além das questões que envolvem a viabilidade econômica e financeira do município para o ingresso de mais 150 guardas municipais. Vários estão se aproximando da aposentadoria, outros foram aprovados em concursos para outras funções e, para que não falte efetivo, é preciso a abertura de um concurso para a contratação de pessoal”.

Segundo ela, o processo para realização do certame irá respeitar a legislação e o momento eleitoral que impõem restrições. O secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, se mostrou animado com a possibilidade de o órgão de segurança municipal abrir novas vagas e ampliar a sua capacidade de atendimento operacional.

Ele também comentou os recentes investimentos em novas viaturas, armamentos, munições e fardamento. “Hoje temos condições plenas de atuação, graças ao reconhecimento ao nosso trabalho. A renovação dos veículos que realizam rondas nas ruas, bem como a ampliação e inovação no armamento, fazem parte das políticas de segurança adotadas por essa administração. Essa nova estrutura vai contribuir no trabalho de combate à criminalidade, bem como nas diversas atribuições efetuadas pela tropa”, destacou.

Segundo a assessoria, quatro novos veículos irão aumentar a frota da guarda municipal que já possui um total de 12 viaturas, 6 motocicletas, 1 micro-ônibus e 5 veículos administrativos. A instituição recebeu ainda 7 carabinas calibre 12 e 500 munições SG calibre 12.

Todos os guardas também irão receber fardamento completo, com calça, gôndola, camiseta branca, boné, fiel, apito, cinto de guarnição, porta tonfa, porta algema, porta munição, porta carregador e capa de colete. A prefeitura ainda anunciou a aquisição de fiel retrátil, coldre de polímero, bastão tonfa retrátil e coturnos. A renovação do fardamento é anual – conforme lei que regulamenta a guarda – e vem sendo cumprida desde 2015.

“Esses investimentos fazem parte das ações prioritárias de nossa administração, além da valorização do profissional da guarda, que tem feito a diferença, principalmente, neste período de pandemia, na linha de frente no trabalho de prevenção e combate ao novo coronavírus”, concluiu a prefeita Lucimar Campos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE