PUBLICIDADE

Preço de carros novos e usados cai em agosto

PUBLICIDADE

O preço dos carros novos e usados caiu em agosto, de acordo com a prévia do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (20). No mês, o preço do automóvel novo recuou 0,56% enquanto o automóvel usado registrou queda de 0,12%. A queda dos preços dos automóveis novos e usados influenciou a inflação praticamente estável (0,02%) do grupo Transportes em agosto. Também influenciou a redução de preços do grupo a queda de preços das passagens aéreas, de 10,31% no mês.

Carros zero
Considerando os carros novos, Fortaleza registrou a maior queda nos preços neste mês, de 2,21%. Em seguida, aparecem Belo Horizonte (-1,03%) e São Paulo (-0,91%). No acumulado do ano, o destaque ficou com Curitiba, onde a redução dos preços foi de 4,09%.

Carros usados
Considerando os valores dos carros usados, Belo Horizonte foi a capital em que houve a maior redução, na análise mensal, de 1,69%. Já Belém registrou a maior alta, de 1,47%.

No acumulado do ano, a maior queda ficou com Salvador (-8,73%) e a maior alta, de novo com Belém, onde os preços dos usados subiram 5,49%.

Outros itens
Considerando o grupo Veículo Próprio do IPCA-15, nos oito primeiros meses de 2010, pode-se verificar quedas nos preços para emplacar e licenciar o veículo (-6,49%) e dos pedágios (-6,70%). No período, por outro lado, as maiores altas ficaram com os itens lubrificação e lavagem (12,64%), estacionamento (9,48%) e seguro voluntário de veículos (7,54%).

Somente neste mês, frente a julho, os preços que mais subiram no grupo foram do etanol (4,99%) e lubrificação e lavagem (3,42%). Por outro lado, o reboque ficou 3,25% mais em conta.

Nos últimos 12 meses, os destaques ficaram com o item lubrificação e lavagem, que registrou o maior aumento do grupo, de 17,50%, e estacionamento, que registrou alta de 12,79% nos preços. Considerando as quedas, o pedágio foi destaque (-5,87%).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE