Recentemente o município passou a ter duas zonas eleitorais. Além da 43ª, que é a mais antiga, agora a 36ª, que antes pertencia ao município de Itiquira (região Sul), foi remanejada para Sorriso a fim de que os trabalhos sejam divididos entre dois juízes eleitorais: Anderson Candiotto, responsável pela primeira e Jacob Sauer, pela segunda. A novidade tem gerado muitas dúvidas na população votante.
Uma delas é em relação a divisão dos eleitores e aos locais de votação. Em entrevista coletiva realizada na sede do Ministério Público sorrisense, o magistrado da 36ª Zona Eleitoral, Jacob Sauer, garante que os eleitores não devem se preocupar com essas questões. “Para o eleitor não há mudança significativa, apenas que temos dois cartórios eleitorais em Sorriso e as competências para as eleições são divididas. Sorriso foi dividido e temos outros municípios compondo as zonas eleitorais, mas para o eleitor não haverá grandes modificações”.
Outra dúvida frequente dos eleitores, segundo Sauer, é com relação a atualização do título para cadastro biométrico. Para isso, o juiz explica que a biometria ainda não é obrigatória no município e que apenas eleitores em duas situações específicas devem procurar o cartório eleitoral neste primeiro momento. “O cadastro biométrico ainda está sendo implementado pelo TRE no Estado. O município já iniciou o cadastro, mas nas eleições deste ano ainda não será obrigatório. Àquele eleitor que já vota em Sorriso não necessita comparecer neste momento ao Cartório Eleitoral. Quem precisa comparecer agora é quem pretende se alistar (quem ainda não é eleitor e pretende ser eleitor) e também aquelas pessoas que são eleitoras em outros municípios e pretendem votar este ano em Sorriso. Para estas pessoas pedimos que compareçam até o dia 4 de maio”.
Entretanto, é necessário não deixar para procurar o cartório eleitoral próximo ao fim do prazo. “Como estamos coletando os dados biométricos, o atendimento está perdurando por aproximadamente 20 minutos, então temos uma limitação de atendimento. Aquelas pessoas que deixarem para os últimos dias correm o risco de não serem atendidas, pois lamentavelmente não temos como extrapolar a nossa capacidade de atendimento. Teremos mais equipamentos, mais atendentes, horários ampliados, mas talvez não seja possível atender a todos. Ressaltamos que o TSE está divulgando desde janeiro, que o cadastro se encerra e que as pessoas devem comparecer. Então quem ainda não fez, que faça o quanto antes”.
Apesar da chegada de mais uma zona eleitoral, o atendimento ao público em relação ao cadastro eleitoral ou a outros serviços será concentrado em apenas um local. “Apesar de termos dois cartórios eleitorais em Sorriso, o que pedimos ao eleitor neste momento é que compareça a Central de Atendimento ao Eleitor, que fica no Cartório Eleitoral da 43ª Zona Eleitoral, que é àquele que está ao lado do Fórum”.