quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Praça em Sinop terá nome de pioneiro no plantio e pesquisa de soja em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Vereadores aprovaram, há pouco, por unanimidade em 1ª e única votação, o projeto de lei que homenageará um dos pioneiros no plantio e na pesquisa de soja em Mato Grosso, Munefumi Matsubara, que faleceu em setembro, aos 81 anos. O texto do projeto prevê transformar em praça municipal a quadra 25 do bairro Jardim Maringá, que agora, passará a se chamar ‘praça municipal Munefumi Matsubara’. Ele também ajudou a arborizar a praça no bairro onde residia.

A votação foi acompanhada pelos familiares. O projeto, de autoria dos vereadores Hedvaldo Costa, Luciano Chitolina e Remídio Kuntz, deve ser sancionado pela prefeita Rosana Martinelli.

Conforme Só Notícias já informou, “seu Muni’, como era chamado, foi o primeiro a viabilizar o plantio de soja abaixo do Paralelo 13, no Médio Norte, na sua fazenda Progresso, em Sorriso, investindo cerca de US$ 1 milhão em pesquisas para buscar a viabilidade no plantio. E deu certo. Em uma área de 3.600 hectares, na safra de 1977/78 a produtividade alcançou 15 sacas/hectare com a cultivar UFV-1.

Ao completar 40 anos, em 2013, a Embrapa, reconheceu o pioneirismo de Munefumi e ele lembrou o início de seu trabalho. “Em 1972, aqui era um grande ponto de interrogação. Ainda não existia agricultura tropical. Quando esta região começou a se desenvolver, não existia tecnologia nenhuma”, descreveu o pioneiro que também enalteceu a grande importância “das pesquisas da Embrapa viabilizaram todo o plantio da soja”.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Nova Mutum inspeciona cascalhamento de 10 km na Estrada Arinos

O prefeito Leandro Félix inspecionou, hoje, o trabalho de...

Nova Mutum adere a plataforma virtual para agilizar atendimentos na assistência social

A prefeitura contratou empresa especializada para o fornecimento de...

Bolsonaro tem grande recepção em Sinop, critica Lula e visita a Norte Show

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, no...
PUBLICIDADE