PUBLICIDADE

PR vai pressionar Silval por mais secretarias após duas mudanças

PUBLICIDADE

Os Republicanos se reuniram ontem na Assembleia Legislativa e depois foram ao governador Silval Barbosa (PMDB) para delimitar o exato tamanho da participação do PR no governo do Estado, hoje resumido a cinco secretarias e que no início da atual gestão já foi de sete pastas. Nos últimos 30 dias, os republicanos perderam a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), hoje ocupada pelo democrata José Domingos Fraga e, a partir da semana que vem, perde a Casa Civil, que era ocupada por Eder Moraes, que assume a presidência da Agecopa.

O ex-deputado estadual e peemedebista histórico e convicto, José Lacerda, será o novo secretário da Casa Civil, o que acomodou o descontentamento do partido do governador, mas abriu certa cizânia dentro do arco de alianças.

Na realidade, convicto de que não tem como ter mais espaço, a não ser que se crie a Secretaria da Pesca, como é defendido pelo republicano Sérgio Ricardo, o PR foi pressionar para ter acesso ao segundo e terceiro escalão do governo do Estado, cargos estes que mudaram pouco em relação ao que já eram no governo Blairo Maggi, ou seja, a maioria já é republicana.

"Queremos saber qual é a nossa parte. Temos cinco secretarias, mas os cargos delas são ocupados por quem?", disse o presidente do PR, Wellington Fagundes, lembrando que o PR foi o mais importante partido aliado na consolidação da vitória de Silval Barbosa para o governo do Estado em 2010.

Hoje estão na cota do PR, as secretarias de: Transportes, Planejamento e Coordenação, Cultura, Meio Ambiente e SAD, que eram complementadas com a Casa Civil e com a Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, agora entregues a outros partidos aliados. "Acho importante a costura de mais aliados e a abertura de novos espaços políticos, mas é preciso se definir a importância do PR no processo de governabilidade", disse Wellington Fagundes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PGR aciona Supremo contra lei de Mato Grosso que restringe criação de unidades de conservação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, acionou o Supremo...

Convocados mais 167 aprovados em concurso da prefeitura de Sinop

A prefeitura informou, há pouco, que estão sendo convocados...
PUBLICIDADE