sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

PR não fará rodízio para contemplar suplentes na Assembleia

PUBLICIDADE

A atitude do suplente de deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB) ainda não foi “digerida” pelos membros do Partido da República (PR). O deputado estadual Jota Barreto (PR) anunciou que o partido não mais fará rodízio de licenciamentos de seus membros titulares para contemplar o suplente peemedebista com uma vaga na Assembleia Legislativa. O republicado resumiu a insatisfação com a atitude de Freitas com um simples “ele quebrou o trato”.

Barreto explicou, em entrevista a rádio CBN, que havia um acordo entre o PT, PMDB e PR, partidos que fizeram parte da mesma coligação na eleição passada visando a Assembleia Legislativa, para que os titulares se licenciassem e assim contemplassem os suplentes. Em reunião esta semana, os parlamentares estaduais do PR decidiram não mais ceder espaço devido a esta quebra no acordo por parte do peemedebista. “Até que haja uma reunião entre todos os membros do partido e o governador, o partido se reuniu e definimos isso [não fazer parte do rodízio]”, disse.

Conforme Só Notícias já informou, Adalto preferiu não esperar por este rodízio e ingressou na Justiça comum para se colocar na vaga da deputada estadual licenciada Teté Bezerra, que assumiu a Secretaria de Estado de Turismo. A cadeira de Teté estava sendo ocupada por Emanuel Pinheiro (PR). O peemedebista se valeu de um entendimento antigo e monocrático de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a vaga não pertencia a coligação e sim ao partido, quando o titular se ausenta.

Com a decisão favorável do Tribunal de Justiça, ele “tomou” o lugar que Pinheiro ocupava e isso irritou os republicanos. Devido a isso, o deputado estadual eleito Mauro Savi (PR) teve que sair de licença para não deixar o colega de partido fora do parlamento estadual. Neste meio tempo, porém, o STF acabou tirando a razão do peemedebista. Em um novo entendimento, os ministros afirmaram que na vacância do titular do cargo, a vaga pertence a coligação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE