O projeto do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de apresentar uma candidatura própria ao Governo do Estado em 2010, com a pré-candidatura do governador em exercício, Silval Barbosa, saiu fortalecido após a convenção estadual da legenda, realizada na manhã deste sábado, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Isso porque, além de demonstrar a unidade do partido em torno do nome de Silval Barbosa, o evento, que reelegeu o deputado federal Carlos Bezerra como presidente do diretório regional do partido para o biênio 2010/2011, definiu a nova executiva estadual e elegeu a primeira-dama em exercício, Roseli Barbosa, presidente do PMDB Mulher. A convenção contou com a presença de líderes partidários de outras siglas, a exemplo do PR, PCdoB, PTN e PMN, que, desde já, declararam apoio ao peemedebista.
Representando o Partido da República (PR), o vice-presidente e o secretário-geral da agremiação partidária, Moisés Sachetti e Emanuel Pinheiro, respectivamente, foram enfáticos ao dizer que o PR e o PMDB estarão juntos no processo eleitoral de 2010, e que o nome de Silval Barbosa é o mais consistente para dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governador Blairo Maggi, em parceria com o próprio Silval, e também para agregar os demais partido da base aliada. "As pesquisas mostram que a pré-candidatura do Silval cresce claramente e de forma consistente e que, portanto, ele é o melhor nome para dar continuidade a esse governo de transformações, principalmente por já participar ativamente dessa gestão juntamente com o governador Blairo Maggi", destacou Moisés Sachetti. "O Silval é o mais qualificado para unir as lideranças partidárias que hoje integram a base de governo. O seu nome é hoje o que mais cresce no Estado, com menor rejeição", endossou Pinheiro.
Escolhido para representar os 22 prefeitos peemedebistas no Estado, o prefeito do município de Sorriso, Chicão Bedin, destacou uma das características que credenciam Silval Barbosa a ser o nome do partido para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2010: ser um gestor municipalista. "Como prefeito, deputado e agora como vice-governador e já tendo assumido o governo por diversas vezes, o Silval Barbosa é o melhor exemplo de um gestor municipalista. Ele é um dos principais responsáveis pelo fortalecimento dos nossos municípios e pela integração do nosso estado", pontuou.
Reeleito, por unanimidade, para o seu 8° mandato como presidente do diretório regional do PMDB, o deputado federal Carlos Bezerra destacou as principais ações do partido no Estado de Mato Grosso."O PMDB tem a marca de ter trabalhado fortemente por melhorias em áreas como educação, agricultura familiar, saúde, reforma agrária, entre outras", elencou o dirigente partidário.
Bezerra também aproveitou o evento para falar sobre o fortalecimento do partido no Estado, principalmente após o pleito de 2008, no qual a sigla elegeu 22 prefeitos, 26 vice-prefeitos e 167 vereadores, e agora com a pré-candidatura do chefe interino do Poder Executivo estadual que ganha força a cada dia com o apoio de outros partidos. "O partido está unido em torno de uma pré-candidatura que não gera dúvidas, que é a do Silval Barbosa. Com o apoio dos nossos militantes e dos demais partidos que compõem a base aliada, não tenho dúvidas de que seremos vitoriosos", finalizou.
Após ser aplaudido de pé pelos militantes da legenda, Silval Barbosa falou sobre as propostas que tem para o estado."Nosso governo tem feito muito, mas sabemos que podemos avançar muito mais. Vamos avançar na verticalização da nossa produção; reestruturar a Empaer e alavancar a agricultura familiar, investir maciçamente em políticas sociais, gerando mais oportunidades para nossa população", afirmou.
À imprensa, Silval Barbosa destacou a importância do deputado federal Carlos Bezerra continuar conduzindo o partido em Mato Grosso. "Carlos Bezerra é uma pessoa de muita habilidade tanto na estruturação como no desenvolvimento de propostas partidárias. Ele tem uma experiência muito grande no diálogo com os demais partidos e tenho a certeza absoluta de que irá conduzir o processo eleitoral, seja na esfera estadual como na nacional, com toda a maturidade", destacou.