A visita do empresário Mauro Mendes (PSB), ontem, a Rondonópolis, mostrou que o projeto “Mato Grosso Muito Mais” que pretende colocar o nome do empresário na disputa sucessória do governador Blairo Maggi, pode receber a adesão até mesmo do PR e do DEM na esfera municipal, partidos que no momento trabalham em outros projetos para a disputa ao governo. Prova disso foi dada ontem, durante uma reunião com o próprio Mauro Mendes promovida pelo PPS e que teve como articulador o deputado estadual Percival Muniz. Entre os presentes, estavam as principais lideranças do PR no município, como o presidente da Câmara, Hélio Pichioni; o presidente do partido, Ananias Filho; o líder do partido na Câmara, Mohamed Zaher, além dos suplentes Fábio Cardozo, Hussein Daoud e Ailton das Neves.
O próprio presidente regional do partido, Welington Fagundes, era aguardado para o encontro e somente não foi, segundo informações, em razão do avião do parlamentar não ter conseguido pousar no aeroporto por causa do mau tempo.
A presença de metade da bancada do PR na Câmara, no encontro, causou surpresa e ao mesmo tempo deixou Mauro Mendes bem a vontade. Os republicanos, inclusive, tiveram direito a fala. O vereador Ananias Filho foi direto. Afirmou que estava no encontro com autorização do comando estadual do partido e não estava lá como líder partidário e sim como cidadão. Ele confessou ter simpatia a Mendes. “Eu não posso apoiar ele, de imediato, por causa da lealdade ao partido, mas no segundo turno eu estou com ele”, afirmou o republicano.
Ele disse que a simpatia por Mendes vem desde o ano passado, quando o empresário disputou, sem sucesso, a prefeitura de Cuiabá. O PR, na esfera estadual, tem trabalhado pela candidatura do vice-governador Silval Barbosa, do PMDB. A união, pelo menos em Rondonópolis, pelo comportamento dos parlamentares da sigla republicana, está difícil de ser ratificada.
Os afagos a Mendes por parte dos republicanos não pararam por aí. O presidente da Câmara, Hélio Pichioni, foi ainda mais explícito. “Se for para trabalhar em prol dessa candidatura posso fazer isso, pego essa bandeira eu vou em frente”.
Fora a presença maciça de republicanos, outras siglas estavam presentes no local. O DEM, por meio do empresário Israel Borges e do suplente de vereador Mario Sérgio Mototáxi. “Eu gostaria de apoiar o Mauro Mendes aqui”, afirmou no discurso Israel Borges, vice-presidente local do DEM.
O DEM articula uma chapa com Wilson Santos, do PSDB, para a disputa do Governo do Estado em 2010.
O presidente do PV e secretário de Meio Ambiente do município, Lindomar Alves, esteve no local, mas saiu antes do início da reunião. “O PV está conversando com todo mundo, nesta época é normal conversar”, justificou.
Além dele, estiveram presentes a deputada estadual Vilma Moreira dos Santos, o suplente de federal, Eduardo Moura e o presidente do PDT, Acácio Falcão; o vereador Reginaldo dos Santos (PPS) e o presidente do PPS, José Antônio Medeiros.
O deputado estadual Percival Muniz declarou que pretende conversar com líderes do DEM e do PR sobre uma possibilidade de apoio ao projeto. Na reunião, Mendes contou um pouco da trajetória política dele e garantiu que deve definir seu projeto político somente no ano que vem.