PUBLICIDADE

PR corre risco de sofrer "debandada" por falta de espaço político

PUBLICIDADE

 O Partido da República em Mato Grosso corre o risco de sofrer uma “debandada” de lideranças. Dentro da sigla há um foco considerável de pessoas que se dizem insatisfeitos. São basicamente pré-candidatos a deputado estadual. Vereadores como  Ananias Filho, de Rondonópolis, por exemplo, vêem pouco espaço dentro da legenda para novas lideranças interessadas em disputar as eleições, no ano que vem, para o cargo de deputado estadual. Ananias é um dos que admitem até deixar a sigla.

O presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Pichioni, também fez coro Ananias nesta questão. Ele que também é pré-candidato do partido reconheceu que há dificuldades para a viabilização de candidatura dentro do PR.

Um dos pontos que tem atrapalhado o projeto é a possibilidade da sigla republicana se coligar a outros partidos, diminuindo o número de vagas. A possibilidade de um chapão com o PT e PMDB, por exemplo, deixaria no máximo 11 vagas para a sigla, sendo que seis já seriam automaticamente ocupadas pelos deputados estaduais da sigla. “O grande problema é que o partido não quer discutir isso com a gente”, queixa-se Ananias Filho.

O vereador criticou os dirigentes do partido pela forma que estão conduzindo a formação de candidaturas a estadual. “Dessa forma o partido não se fortalece, o certo é fazer como fizemos nas eleições para vereador aqui, quando lançamos uma chapa forte e bem estruturada, dessa forma o PR corre o risco de eleger poucos deputados”.

Na região Sul, da forma que está, segundo Filho, o PR deve lançar somente os deputados Jota Barreto e Sebastião Machado Rezende que concorrem à reeleição. “Talvez ainda há espaço para o Nininho [ex-prefeito de Itiquira]”.

O vereador que chegou ameaçar a sair da legenda, vai continuar no PR em razão da fidelidade partidária. “Queria sair com a autorização do partido como fez a ex-ministra Marina Silva com o PT, dessa forma não colocaria em risco meu mandato, mas eles [PR] não querem dessa forma, então vou ficar”, completou o insatisfeito republicano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Justiça eleitoral cria quatro novos locais de votação em Nova Mutum

A Justiça Eleitoral confirmou a criação de quatro novos...
PUBLICIDADE