O PPS protocolou hoje, na mesa diretora da Câmara dos Deputados, dois pedidos de informações sobre gastos com o cartão corporativo. O pedido foi protocolado pelo deputado Fernando Coruja (PPS-SC). Endereçados à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, os pedidos requerem dados sobre os gastos com saques em dinheiro e com compras realizadas com o cartão.
“Estamos protocolando um pedido de informações caso a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) não investigue ou os parlamentares não aprovem o requerimento [que tramita no Senado desde 2005]”, explicou Coruja. “Queremos eventualmente ir na Justiça pedir essas informações, mas antes disso precisamos de uma negativa do governo.”
Os requerimentos pedem a relação de todos os titulares de cartão corporativo, cópias de todas as prestações de contas mensais relativas aos meses em que foram feitas despesas com saques em dinheiro do cartão. O PPS também pede informações sobre compras realizadas com o cartão corporativo desde 2001 incluindo as informações não disponíveis no site da Controladoria-Geral da União (CGU) referentes a gastos dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, e da Presidência da República.
O requerimento pede ainda as justificativas e as cópias das notas fiscais que comprovam os gastos feitos por meio de saques. Agora, a Mesa Diretora da Câmara avaliará os dois pedidos do PPS, que serão enviados à ministra da Casa Civil caso a Mesa os considere favoráveis.
Desde 2005, há um requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) no Senado, que também pede informações à Presidência da República sobre os gastos de funcionários lotados no órgão com cartão corporativo. A proposta, no entanto, ainda não foi votada pelo plenário.