PUBLICIDADE

Polícia Federal indicia Arcanjo e dirigentes do PSDB

PUBLICIDADE

O delegado da Polícia Federal, Carlos Eduardo Fistarol, pediu o indiciamento do “comendador” João Arcanjo Ribeiro, considerado como chefe do crime organizado no estado e dirigentes do PSDB de Mato Grosso, por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de caixa dois de campanha. Foram indiciados o tesoureiro campanha Paulo Ronan Ferreira e Lourival Ribeiro Filho, conhecido como ” Canhoto”. A denúncia baseia-se em fatos ocorridos na campanha eleitoral de 2002.

Na época, os dirigentes do PSDB fizeram transações financeiras, consideradas ilícitas, com a VIP Factoring Ltda, de propriedade de João Arcanjo Ribeiro, que antecipou cerca de 220 mil reais aos tucanos. O cime financeiro, segundo despacho do delegado, caracteriza-se pelo fato de a factoring não estar registrada como insituição financeira junto ao Banco Central, nem o PSDB, como partido político, poderia realizar transações de natureza comercial

O juiz federal, Julier Sebastião da Silva, vai analisar se está caracterizado o crime eleitoral, pois o dinheiro foi depositado na conta única do comitê financeiro da campanha do PSDB, em 2002. Mas, segundo o juiz, ele precisa antes analisar o pedido a ser feito pelo Ministério Público Eleitoral. No momento há, pelo pedido de indiciamento, crimes contra o sistema financeiro.

O juiz Julier Sebastião da Silva já encaminhou o pedido de indiciamento para que os Ministério Público Federal e Ministério Público Eleitoral avaliem o pedido. O Ministério Público Federal estuda, também,o possível indiciamento do ex-senador Antero Paes de Barros, que concorreu ao Governo do Estado e perdeu a disputa para o atual governador Blairo Maggi. O ex-governador Dante de Oliveira, que à época concorria ao Senado, só não foi citado pelo fato de já ter falecido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...

Viaduto da BR-163 em Nova Mutum será inaugurado dia 20 com show nacional

O prefeito Leandro Felix e o governador Mauro Mendes...
PUBLICIDADE