A Polícia Federal deflagrou, há pouco, em Santo Antônio do Leverger (35 km de Cuiabá), a operação Cabresto, com o objetivo de combater crimes praticados durante o pleito eleitoral de outubro passado, nas eleições para prefeito e vereadores. Foram cumpridos dois mandados de buscas e apreensões, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE).
A investigação teve início após apresentação de uma notícia crime em que diversos comprovantes de residência estavam sendo falsificados para permitir a transferência indevida de títulos eleitorais. Com o decorrer das investigações, foi possível identificar também a prática do delito de captação ilícita de sufrágio.
As medidas cautelares da operação de hoje objetivam angariar elementos que contribuam para a instrução da investigação em curso, informa a PF.
Em maio passado, a Polícia Federal desencadeou em Sorriso, a segunda fase da Operação Rustius, com o objetivo de investigar a arrecadação de verbas irregulares em campanha eleitoral do prefeito de eleito de Sorriso, Alei Fernandes. A PF investiga várias transações financeiras, afetas a essa mesma campanha, foram realizadas de forma ilegal. A fraude teria ocorrido para ocultar gastos da campanha eleitoral que, caso contabilizados na prestação de contas, ultrapassariam o limite de gastos permitido pela legislação. Até o momento, 17 pessoas foram formalmente indiciadas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.