quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

PM cerca antigo prédio da Assembléia e vereadores de Cuiabá ficam sitiados

PUBLICIDADE

O antigo prédio da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, na rua Barão de Melgaço, está cercado pela Polícia Militar do Estado. Quem está dentro do prédio não sai. Quem está fora não pode entrar. A ordem foi dada pelo governador Blairo Maggi que não aceita, em hipótese alguma entregar a antiga casa de leis do Estado para a Câmara Municipal como querem os vereadores. A cena, no local é de cinema. Pelo menos seis vereadores, que passaram a noite no prédio e saíram para tomar banho e o café da manhã em suas casas estão proibidos de adentrar ao prédio. Entre eles, a vereadora Chica Nunes, presidente da Câmara e o prefeito Wilson Santos, que está no local para dar solidariedade aos parlamentares municipais.

A queda de braço entre os vereadores cuiabanos, o prefeito Wilson Santos e o governador Blairo Maggi promete cenas inusitadas para a política mato-grossense. Depois de não serem recebidos pelo governador na manhã de quinta-feira, quando queriam a garantia de conquistar a antiga sede do parlamento estadual, que deverá abrigar quatro secretarias de Estado, os vereadores, liderados por Chica Nunes, PSDB e Ivan Evangelista, PPS, tomaram uma medida drástica: invadiram o prédio e afirmaram que só saem de lá depois de garantirem que ali será instalada a Câmara Municipal de Cuiabá.

Mas a promessa dos vereadores não vem sendo cumprida à risca. Os 19 vereadores, 18 passaram à noite, no prédio – apenas Luiz Marinho, que é paraplégico não acompanhou os companheiros na empreitada. É que pela manhã, pelo menos seis vereadores deixaram o prédio, com a alegação de que iriam para suas casas tomar banha e um suculento café da manhã. Entre os que deixaram o prédio estão Guilherme Maluf, Eder Capistrano, Luthero Ponce, Marcos Fabrício,Valtenir Pereira e Chica Nunes, líder do grupo e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá.

Ao retornarem foram todos surpreendidos. Atendendo a uma ordem do governador Blairo Maggi, a Polícia Militar de Mato Grosso cercou todo o prédio com a determinação de não deixar que ninguém entre em suas dependências e de não permitir que quem está dentro saia do local.

Gritos, xingos e muita reclamação transformaram o local que antes abrigava a Assembléia Legislativa.
O prefeito Wilson Santos, PSDB, que defende a entrega do prédio para a Câmara Municipal, ao tomar conhecimento da decisão do governador Blairo Maggi se dirigiu rapidamente para a rua Barão de Melgaço, e lá está reunido com os vereadores que não ficaram com os companheiros dentro da sede do prédio. Tentam, neste momento, encontrar uma solução para o impasse.

Defendendo a reivindicação dos parlamentares cuiabanos, Wilson Santos disse que a Câmara Municipal de Cuiabá é mais antiga que a própria Assembléia Legislativa e merece ter uma sede própria. “Dois séculos que não possui sede própria, vive perambulando de canto a canto e pagando aluguel. Não consegue dar uma sede digna . Este prédio, por direito, tem de ser repassado para a Câmara Municipal, que terá um espaço maior e melhor para atender a nossa população”, disse.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE