quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

PF volta a prender ex-ministro José Dirceu em nova fase da operação Lava Jato

PUBLICIDADE

O ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu, voltou a ser preso, esta manhã, pela Polícia Federal, na 17ª fase da Operação Lava Jato. Estão sendo cumpridos 40 mandados judiciais, 3 deles de prisões preventivas, 5 temporárias, 26 de busca e apreensão e 6 de condução coercitiva. A operação foi batizada de Pixuleco, em alusão ao termo utilizado para nominar propina recebida de contratos.

A PF quer saber se ele recebeu propina de empreiteiras investigadas em superfaturamentos de obras da Petrobras e se contratos firmados sua empresa de consultoria seria uma forma de tentar encobrir a fraude. O irmão de Dirceu foi preso em Ribeirão Preto (SP).

O G1 informa que esta fase da operação se concentra no cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas oriundas de contratos com o poder público, alcançando beneficiários finais e “laranjas” utilizados nas transações. Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) onde o juiz Sergio Moro conduz a operação que resultou nas prisões de executivos e presidentes das principais empreiteiras do país, além de ex-parlamentares. A PF e Ministério Público Federal investigam senadores e deputados suspeitos de serem beneficiados com propinas pagas por empreiteiras que fizeram obras para a Petrobras.

Dirceu foi condenado no mensalão, ficou cerca de dois anos preso e, no final do ano passado, passou a cumprir prisão domiciliar.

 (Atualizada às 07h28)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE