sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

PF indicia Leitão por irregularidade em licitação

PUBLICIDADE

O prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), foi indiciado pela Polícia Federal, por irregularidades no processo de licitação para compra de um ônibus e equipamentos hospitalares, fornecidas pela Planam, pivô do esquema sanguessuga. O indiciamento do prefeito foi por ter homologado as licitações, em 2001, ocorridas no primeiro mandato. Leitão prestou depoimento, ano passado, sobre as suspeitas de irregularidades apuradas pela Polícia Federal. O ônibus é equipado com gabinete odontológico e vem sendo usados para atendimento em localidades distantes do cidade. A Planam é acusada de pagar propina para parlamentares que direcionavam emendas para compra, com verba do governo federal, de ambulâncias e ônibus para prefeituras.

Pelo menos 10 prefeitos e ex-prefeitos foram indiciados, recentemente, no caso sanguessuga. O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta (PDT), o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta (PPS), além de prefeitos e ex-prefeitos de Tapurah, Feliz Natal, Rosário do Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Campo Novo dos Parecis, Santo Afonso e Denise também responderão na Justiça pelas supostas irregularidades nas licitações.

Outro lado
A assessoria de imprensa da prefeitura divulgou a seguinte nota sobre o caso:
“O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, esclarece que assim como tantos outros prefeitos do Estado de Mato Grosso, ele foi indiciado por “suposto” envolvimento no caso de compra de ambulâncias. Leitão salienta ainda que em agosto de 2006, na oportunidade de seu depoimento, o empresário Luiz Vedoim, dono da empresa Planam, em Cuiabá, inocentou a Prefeitura de Sinop, afirmando que não houve esquema de pagamento de propinas e nem direcionamento nas licitações para venda de ambulâncias.
Vale ressaltar ainda que no caso de Sinop, especificamente, as duas ambulâncias foram adquiridas através de convênio celebrado no mandato do ex-prefeito, Adenir Alves Barbosa, ainda no ano de 2000. Apenas a licitação foi homologada em 2001.
Leitão informou que está totalmente a disposição para demais esclarecimentos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...
PUBLICIDADE