PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que 62% votariam mesmo se não fosse obrigatório

PUBLICIDADE

Pesquisa realizada pelo DataSenado apontou que 62% dos brasileiros votariam nas eleições de outubro, mesmo que o voto não fosse obrigatório no País. Foram entrevistadas 1.315 pessoas de 119 municípios. Os mais engajados são os cidadãos com 60 anos ou mais, cujo percentual atingido foi de 75%. Em contrapartida, 55% dos jovens entre 16 e 19 anos iriam às urnas, se o voto fosse facultativo.

De acordo com informações da Agência Senado, a pesquisa mostrou também os resultados da mesma questão divido por regiões. A Região Sul apresenta maior porcentagem de eleitores afirmando que votariam, mesmo não sendo obrigados a isso (68%), seguida das Regiões Centro-Oeste (64%), Sudeste (62%), Nordeste (59%) e Norte (57%).

Os que não votariam se o voto fosse facultativo são 37% do total de entrevistados e, na Região Norte, 43% não iriam às urnas, maior percentual das regiões brasileiras.

Com relação à opinião dos entrevistados sobre os tipos de financiamento de campanhas políticas, a maioria não concorda com o uso do dinheiro público nas campanhas, somente o privado: 49%.

Para 21% do pesquisados não existe problema no uso do financiamento público, enquanto 16% apontaram o financiamento misto (público e privado) como preferível. Outros 13% não souberam ou não quiseram opinar.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE