No próximo dia 05 a maioria dos serviços públicos prestados pela Prefeitura de Sinop será paralisada. Diferente dos outros anos, em que o período do recesso iniciava somente a partir do dia 15, a decisão foi tomada como medida para contenção de despesas nos cofres públicos, devido a crise nos setores madeireiro e agrícola.
A partir dessa data só funcionarão os serviços emergenciais como saúde, coleta de lixo, e as aulas, que devem terminar no dia 17. Nos serviços da saúde funcionarão apenas o Pronto Atendimento e alguns postos, que terão os atendimentos intercalados.
O prefeito Nilson Leitão explicou que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para que a prefeitura consiga pagar em dia seus fornecedores e a os salários dos mais de 2,3 mil servidores. Com o fechamentos poderão ser reduzidos gastos com telefone, energia, combustível e materiais.
Nos últimos meses, em decorrência da crise enfrentada pelo setor madeireiro e do agronegócio, a arrecadação municipal caiu cerca de 15%. A redução no horário de funcionamento das secretarias e da prefeitura, e o decreto de pontos facultativos, foram algumas das medidas tomadas para a redução nas despesas.