PUBLICIDADE

Pedro Taques protocola no TRE plano de governo

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

O governador Pedro Taques (PSDB), candidato à reeleição, divulgou ontem à tarde, seu plano de governo após protocolar o documento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). São 71 páginas, divididas em cinco eixos, que detalham as ações desenvolvidas pela sua gestão para reorganização do Estado e os compromissos para os próximos quatro anos. O tucano mostra de que forma pretende inaugurar uma “nova etapa de desenvolvimento em Mato Grosso”. Acompanhado do candidato a vice-governador, Rui Prado (PSDB),  o governador avaliou o novo momento que o Estado vive, após a atual administração ter reequilibrado as contas públicas e após a grave crise econômica nacional.

“Superamos a fase econômica mais crítica da história do país e conseguimos organizar o estado financeiramente. Agora, vamos viver um novo momento, com a casa arrumada. Mato Grosso vai precisar de pessoas preparadas para essa nova fase que atravessaremos. Fase de industrialização, verticalização daquilo que nós produzimos. Com mudanças que devem ocorrer na Previdência nacional e na Lei Kandir, vai sobrar mais dinheiro para fazermos os investimentos que Mato Grosso precisa. Estamos preparados para essa nova etapa de desenvolvimento e eu estou muito otimista”, afirmou o governador.

No primeiro eixo, nomeado “Viver Bem”, Taques reúne as políticas que buscam atender o cidadão de forma individual e que cuidam de sua saúde, da segurança, da cultura, do trabalho e de proteção aos menos favorecidos. O programa lembra as ações de Governo já realizadas na área da saúde, como o aumento em 205 do número de leitos de UTI, a ampliação da cobertura da atenção primária em 76% e o aumento de 14% nos recursos aplicados em ações e serviços.

Para os próximos quatro anos,  propõe a cooperação técnica e financeira com os municípios para revitalizar hospitais regionais, além de implementar a política de assistência farmacêutica e ampliar sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico em parceria com os consórcios. Também são objetivos da gestão Taques para os próximos quatro anos o fortalecimento da gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com a valorização do servidor, o restabelecimento da autonomia administrativa e financeira do Fundo Estadual de Saúde, o fortalecimento do papel da Escola de Saúde na implementação da política estadual de educação permanente nas regiões de saúde, a estruturação física, organizacional e tecnológica das unidades da SES e a realização de parcerias com organismos internacionais.

Já na área da Segurança, Taques destacou a redução acentuada nos índices de homicídios, latrocínios e a contenção dos índices de roubos às instituições financeiras no período de 2014 a 2018, resultados dos investimentos feitos em inteligência, da reforma de delegacias, da compra de novos equipamentos, do aumento do número de viaturas, do aumento do efetivo com o chamamento de 3.663 homens e mulheres para as forças. Somente para o Corpo de Bombeiros, foram 405 novos homens contratados, enquanto nos últimos 10 anos anteriores a gestão Taques apenas 75 haviam sido nomeados. Ele propõe ampliação na estrutura das forças, a criação do Conselho Estadual de Segurança Pública e Criação do Observatório da Segurança Pública, a estruturação do Sistema de Inteligência da Polícia Militar com equipamentos de operações e análise de inteligência, a implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC’s) nas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP’s), a ampliação das operações integradas de combate ao crime nas divisas do Estado.

O eixo 2 do Plano de Governo de Pedro Taques trata das políticas de educação, ciência e tecnologia em separado, com o entendimento de que uma educação de qualidade transforma, ao mesmo tempo em que emancipa. Dessa forma, abre as portas para o futuro viabilizando cenários inicialmente considerados inatingíveis. Para os anos 2019 e 2022, a proposta é ampliar o atendimento nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, desenvolver parcerias com os municípios a fim de delimitar os ciclos de atuação de cada ente federativo no âmbito de Mato Grosso, dar continuidade ao Programa de reestruturação da rede física das escolas da rede estadual e maior atenção às modalidades de ensino aos grupos sociais que vivem longe das áreas urbanas, no campo, nos quilombos ou nas aldeias indígenas.

No terceiro eixo do plano de Governo de Taques estão concentradas as políticas que se dirigem à coletividade e criam as melhores condições para se viver nas cidades ou no campo, sendo elas: habitação, regularização fundiária e urbanística, mobilidade e acessibilidade urbana, além da proteção ao meio ambiente.

Já no quarto eixo estão as políticas voltadas não apenas às ações de infraestrutura e logística, mas às ações de incentivo e regulação das atividades econômicas, como as políticas gerais de tributação e fomento econômico. O eixo abrange as políticas para agricultura e pecuária, indústria, mineração, comércio e o turismo, entre outras.

No quinto e último constam as propostas para os campos fiscal administrativo, no planejamento de forma geral, com o objetivo de atender às demandas elencadas nos eixos anteriores, que exigirão valores como competência, transparência e eficiência. A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego será o novo presidente da Câmara de Sorriso

O ex-vice-prefeito Gerson Bicego (PL) será o presidente da...

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...
PUBLICIDADE